quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Grupo no Facebook para os aprovados
Pessoal, um leitor me pediu para divulgar este grupo do Facebook:
http://www.facebook.com/groups/450726434985948/
Acho que vocês terão muitas ideias para trocar!
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
MPOG autoriza concurso para o Ministério da Fazenda
Pela Portaria nº 552, publicada no DOU de 21 de novembro de 2012, foi autorizada a realização de concurso público para o provimento de 255 cargos de Analista de Finanças e Controle do Quadro de Pessoal do Ministério da Fazenda. O cargo exige nível superior em qualquer área e a remuneração atualizada passa de R$ 13,6 mil.
A responsabilidade pela realização do concurso público será do Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda e o prazo para a publicação do edital será de até seis meses, contado a partir da publicação da Portaria (portanto, até maio de 2013).
O último concurso para Analista de Finanças e Controle (Secretaria do Tesouro Nacional) aconteceu em 2008, oferecendo 80 vagas, com remuneração inicial de R$ 10.905,76. Os candidatos passarão por duas etapas de avaliação:
Primeira - Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais, Objetiva de Conhecimentos Específicos, Discursiva para cada Área de Conhecimento/Campo de Atuação;
Segunda: Curso de Formação, somente os candidatos habilitados e classificados na Primeira Etapa, até o limite de vagas.
Ansiedade
Sabe quando você vai numa entrevista de trabalho, te perguntam um defeito e a maioria responde ansiedade? Pois bem, esse é um dos meus maiores defeitos, por mais clichê que possa parecer.
Vocês não imaginam a ansiedade que eu estou nos últimos tempos por conta de concurso. Eu ando comendo tudo que vejo pela frente. Para vocês terem uma ideia, hoje eu fiz uma receita de churros e comi tudo sozinha. E não foi por forme, foi por desespero. Enquanto eu não for aprovada, ou eu despiroco de vez ou então viro uma bola de tanto comer.
Eu acho o período entre a publicação do edital aplicação da prova muito grande, seja para qualquer concurso. Esse do TJ, um mês bastaria. Agora eu tenho que ficar esperando, esperando, esperando. E ainda tem projeto de lei que amplia esse tempo.
Não aguento mais esperar. Juro que não.
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Qual o seu próximo passo?
Para qual concurso você está estudando? Eu estou estudando para o TJ e, como vocês sabem, inicialmente eu foquei SOMENTE no concurso do ATA/MF, eu me esforcei tanto e estava tão segura, mas tão segura que eu jurava que seria aprovada e não tive mais olhos para nenhuma outra oportunidade.
Se, por um lado, eu estava certa por ter foco, por outro eu estava errada em ter excesso de foco. Por conta disso, fiquei meio sem chão após a reprovação. Quando você se dedica exclusivamente a algum concurso, as chances de você ficar tenso na hora da prova são grandes. Não estou colocando a responsabilidade toda no nervosismo, mas muitas das questões que eu errei, foi por nervosismo, pois eram questões que eu sabia. Eu errei muito em Português, matéria que eu gosto e "domino", pois eu gosto de escrever. Não sou nenhum Evanildo Bechara, mas dou para o gasto.
Dessa forma, eu decidi estudar para concurso usando aquela máxima "Não se estuda para passar, mas até passar". Essa é velhíssima, mas parece que eu não "peguei o espírito da coisa" inicialmente. Então, por ser assim, eu estou estudando para o TJ/SP e, caso não dê certo, já vou começar a estudar para outro concurso. Acho que vou de INSS. E você? Vai de que?
Resultado Final do ATA/MF
Pessoal, chegou o grande dia!
Saiu o resultado do concurso do ATA e, como era de se esperar, meu nome não consta lá.
Parabéns a todos os aprovados.
http://www.esaf.fazenda.gov.br/concursos/concursos_selecoes/ATA-2012/Editais/ATA_Resultado_Final.pdf
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Professores que não saem da frente da tela
Apenas um post reclamatório. Nada mais.
Custa o professor que está dando vídeo-aula se retirar da frente do vídeo para podermos ver o que está no quadro? A Lidiane Coutinho é um ótimo exemplo de quem se preocupa com o aluno. Ela se coloca lá no cantinho, sem a necessidade de aparecer. Dá uma raiva ficar pausando vídeo, voltando, avançando para tentar ver o que está escrito.
terça-feira, 6 de novembro de 2012
Olá
Apesar de pouca gente comentar aqui, eu tenho leitores. Sim, os tenho. E esses mesmos leitores, que eu não sei se são os mesmos sempre, devem ter verificado que as minhas postagens estão cada vez mais espaçadas. E sabem por que? Porque eu estou estudando menos. Bem menos!
Aquela loucura que rolava antes da prova do ATA não existe mais. Eu estudei muito, cheguei na prova e tive um bloqueio. Eu errei questões que eu sabia. E decidi agora estudar com mais espaçamento para ver se consigo memorizar e relaxar.
Vou voltar a trabalhar em breve e até a data do concurso do TJ eu vou estudar somente 3 horas por dia, pois é o que o meu limite permite agora. Nada de estudar 9 horas como antigamente. Se eu conseguir passar com o conteúdo que eu absorver, ótimo. Se não conseguir, paciência. O sol não nasce para todos mesmo.
Dessa forma, fico meio sem ter o que postar, pois não sou mais aquela concurseira tão dedicada.
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Demétrio Pepice
Conforme fora bem lembrado por uma mensagem do João Antônio no Eu vou Passar, completou-se um ano da morte do Demétrio Pepice, o famoso Deme, bastante conhecido no Fórum dos Concurseiros.
Os concurseiros formam uma verdadeira família e costumam dividir muitas informações. Ao contrário do que se pensa, dividir informação não subtrai, só acrescenta. E essa grande família costuma dividir, não só informações sobre matérias, mas as vitórias de cada um. Quando um de nós é aprovado e conta a história, ficamos todos emocionados, motivados e felizes por aquela pessoa que conseguiu alcançar seu objetivo. Uma dessas pessoas foi o Deme. Com uma trajetória de fazer qualquer concurseiro sentir-se orgulhoso de fazer parte desta categoria.
Os concurseiros formam uma verdadeira família e costumam dividir muitas informações. Ao contrário do que se pensa, dividir informação não subtrai, só acrescenta. E essa grande família costuma dividir, não só informações sobre matérias, mas as vitórias de cada um. Quando um de nós é aprovado e conta a história, ficamos todos emocionados, motivados e felizes por aquela pessoa que conseguiu alcançar seu objetivo. Uma dessas pessoas foi o Deme. Com uma trajetória de fazer qualquer concurseiro sentir-se orgulhoso de fazer parte desta categoria.
A gente sempre imagina que o concurseiro vai atingir seus objetivos, conseguir aquele cargo dos sonhos e depois desfrutar de uma vida de trabalho e muito lazer. Mas infelizmente a vida dele foi bem curta e ele não pode viver tanto o pós-aprovação. E é muito triste quando isso acontece. A gente poderia se perguntar: Tanto esforço para que? Talvez a resposta seja: Tanto esforço para nos ensinar a ser como ele.
Segue a história dele relatada no Ponto dos Concursos http://www.pontodosconcursos.com.br/entrevistas2.asp?art=2777
Assinar:
Postagens (Atom)