Atualidades é uma matéria que sempre cai na prova de escrevente. É uma loteria, pois você pode se matar de estudar e não cair nada do que você estudou ou simplesmente cair tudo que você estudou, como aconteceu comigo. Sim, eu gabaritei atualidades. E respondi na certeza, não foi chute.
Mas como eu estudei atualidades? Pois bem, abrir um site de notícias é complicado porque são centenas de notícias por dia e se a gente parar para ler tudo, perde-se muito tempo. Na minha humilde opinião, o melhor é estudar através de algum professor, pois eles sabem exatamente o que as bancas costumam cobrar.
Eu estudo atualidades sempre, mesmo para o concurso da Receita Federal que nem cai diretamente, mas acaba caindo indiretamente, pois estando por dentro dos assuntos, fica mais fácil de interpretar um texto em português e em inglês.
Comecei estudando com o professor Orlando Stiebler, mas ele encerrou o programa que ele fazia no youtube e eu migrei para o NEAF, ambos gratuitos. E como eu faço? Eu vejo as notícias, escrevo com minha própria letra um resumo do assunto e faço revisão no dia seguinte. O ideal é fazer com suas próprias palavras, pois te obriga a entender mesmo. Nos dias que antecederam a prova do TJ eu reli tudo que eu tinha escrito nos meses anteriores, mas não foi muito demorado porque eu realmente resumo mesmo.
Há assuntos recorrentes como: Venezuela (leia tudo sobre a Venezuela); Prêmio Nobel; Reuniões como o G20 (o assunto tratado); Doenças da vez como dengue, zika, etc; Coreia do Norte e Rússia são figurinhas carimbadas e, obviamente, o que acontece nos EUA. Atentados terroristas e Estado Islâmico também são assuntos importantes.
Caso você não goste de vídeos, veja-os e anote os tópicos. Em seguida procure as matérias nos sites de notícias. Acredito assim você conseguirá lograr êxito na prova de atualidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário