segunda-feira, 11 de setembro de 2017

É possível viver com salário de escrevente em São Paulo?




Quem estuda para concurso já deve ter se acostumado com a leva de perguntas que permeia um concurso:


1) Quando sai o edital?
2) Quais são as matérias?
3) Quais os melhores professores?
4) Quando será a prova?
5) Qual será a nota de corte?
6) Quando será que vou ser chamado?
7) Quais os documentos?
8) O exame de saúde reprova?


E a pergunta da vez é: Será que dá para viver com salário de escrevente em São Paulo?


Em primeiro lugar, vamos falar sobre valores. A tabela abaixo mostra a remuneração e o salário líquido. Eu vou considerar que a maioria tem curso superior, porque é isso que eu tenho visto nos fóruns pela internet. Então, o salário líquido girará em torno de R$ 5.424,29 para um mês de 22 dias.






Além de considerar que você tem curso superior, também vou considerar que você vai morar sozinho, pois não sei mensurar muito bem qual o valor gasto numa família, já que moro sozinha há alguns séculos.


Então vamos lá:


Desses R$ 5.424,29, vamos considerar os gastos abaixo. Vejam que ainda sobra bastante. Eu to considerando essa tabela como geral. Sei que todo mundo tem gastos diferentes. Eu, por exemplo, não inclui o que eu gasto com CDs, depilação, limpeza de pele, doação para instituições que cuidam de animais, gastos com Saraiva que eu amo. Tem gente, por exemplo, que vai ter carro e vai pagar gasolina e estacionamento. Tem gente que usa aparelho ortodôntico e vai pagar a mensalidade. Fiz essa tabelinha apenas para mostrar que é PERFEITAMENTE POSSÍVEL morar em São Paulo com salário de escrevente e ainda sobraram 986,00. Então, venham tranquilos. Façam suas malinhas e venham pra cá porque, na minha opinião, é a melhor cidade do Brasil.




Edit em 20/09: Muita gente está falando que é um absurdo eu ter colocado um aluguel de 1900, mas infelizmente esse nem é o preço mais alto. Eu coloquei região central, porque, afinal de contas, o TJ está mais na região central, seja no Fórum João Mendes, seja na Consolação, enfim. É óbvio que se você decidir ir se afastando do centro, vai ficando mais barato e os imóveis vão ficando até maiores. Muitas vezes são até mais bonitinhos/reformados. No centro, às vezes, o apartamento é meio zoado porque o dono do imóvel sabe que a procura é tão grande, que não precisa nem reformar o apartamento para aparecer interessado.




Quem quiser fazer uma busca, clique nesse link: https://www.zapimoveis.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário