terça-feira, 31 de julho de 2012

Desisiti de ATRFB

Eu preciso me dedicar ao concurso de ATA e esquecer, por enquanto, o ATRFB. Estudo no próximo. De dentro da RF, sempre pude ver a carência de analista. Tão logo abrirá outro concurso e eu estarei preparada.

Mas também não estou reduzindo a carga de estudos, estou apenas focando no ATA, revendo a mesma matéria com professores diversos para ficar craque e depois estudar com afinco para ATFRB.

Um dia eu consigo.

Hoje estudei apenas 6 horas, estou sem cabeça para estudos. Fatores externos me incomodam.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dever cumprido

A minha maior satisfação é quando amanhece o dia e eu estudei tudo o que planejei. Hoje estudei Direito Previdenciário, Raciocínio Lógico, Manual de Redação da Presidência da República e Direito Administrativo.

Me sinto bem quando estudo com bom aproveitamento. Estou indo dormir com um sorriso nos lábios.

Post editado: Continuo estudando, agora Direito Administrativo com outro professor. :)

Tenho que amar as matérias

Estou amando Direito Administrativo como um dia amei Tributário. Sim, estou me forçando a isso, já que tiraram o Tributário do ATA e esticaram o Administrativo.

No mais, na hora dos exercícios que está mais direcionado ao CESPE, eu fico perdida. É incrível como muda de banca para banca. Passada no Claybom Cremoso!

domingo, 29 de julho de 2012

Cansadérrima!!!

Estudei 6 horas líquidas hoje. É, meu rendimento está uma porcaria. Eu sei. Mas agora nas últimas horas senti uma acelerada mental e tive uma motivação maior (Sim, eu preciso de uma motivação por dia, sou dessas) e amanhã (hoje à tarde) vou me dedicar mais porque estou motivada.

Cansadérrima!!!

sábado, 28 de julho de 2012

Agora eu vou sair de cima do muro

O Ministério da Fazenda e a Receita Federal estreitaram os caminhos para os concurseiros que atiram para vários lados colocando as duas provas de Analista e Auditor no mesmo dia, ou seja, o candidato vai ter que escolher entre um concurso e outro. Além disso, também quis a Receita colocar o concurso do ATA para depois das provas de AT e AF para evitar que os candidatos usassem a prova do ATA, que é mais fácil, como teste. O que ninguém esperava é que a dissertativa do AT ficaria no mesmo dia da prova do ATA, ou pelo menos EU não esperava. A prova para assistente está prevista para dia 28 de outubro de 2012 e a dissertativa também. Só que haverá eleição sei-lá-do-que (a bem informada) no dia. Ainda tenho a esperança de que mudem os dias. Quero ao menos me testar. Ou então que decidam logo se vai ser no mesmo dia, daí eu só estudo para uma prova, pois não é possível botar ovo em duas cestas ao mesmo tempo.

Ainda é cedo, cedo, cedo...

Hoje foi o dia que menos rendeu. Estudei até agora apenas 6 horas líquidas. Me sinto derrotada quando a disposição não vem. É como se eu estivesse sendo vencida. Ainda é 01h36 e eu praticamente encerrei. Vou tentar tomar um fòlego e ver se consigo estudar mais tarde (ou mais cedo, no caso rsrs).

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Consequências físicas

Além do concurseiro (no caso, eu) ficar relaxado nesse período de estudos, sem cortar cabelo, fazer as unhas (Quem me viu, quem me vê. Eu nunca fiquei um dia sem as unhas vermelhas. Há meses não as pinto. Tudo pela ESAF), ele fica todo "estrupiado". Eu estou com uma dor no pulso, e uma bolha em um dos dedos, de tanto escrever. Além disso, quando levanto fico andando igual robô até o corpo pegar no tranco.

É, não tá fácil rsrs

Estou indecisa

Dizem que os librianos são indecisos, mas eu sou mais. Eu estou estudando para ATRFB (sem muita esperança) e para ATA (com esperança), mas estou na dúvida se abandono logo ATRFB e fico só no ATA. Já até paguei a inscrição, mas fico pensando as seguintes coisas:

1 - Quem não arrisca não petisca.

2 - Quem tudo quer, nada tem.

Tem dia que eu estou motivada, tem dia que não. E o pior é que eu eu vivo em cima do muro em todos os aspectos da minha vida.

Eu fico pesando tudo: Por exemplo: Estou aprendendo contabilidade, não estou? Então devo continuar. Por outro lado, tenho que estudar arquivologia e aquele Manual de Redação da Presidência inteeeeeeeeiro. Para quem já usou o comprotdoc, sabe que para emitir documentos oficiais é tudo no automático, vai escolhendo as opções e clicando em avançar, e não tem taaaanta necessidade de saber esse manual inteiro.

Vou terminar de tomar minha sopa de beterraba e voltar a ver o que eu vou estudar.

Arquivologia



Ninguém merece estudar arquivologia. Isso me lembra, automaticamente, os ASPONES que trabalhavam no FMDO - Fichário Ministerial de Documentos Obrigatórios. Oh, God! Por que arquivologia? Por que? Por queeeeeeee?



Sucesso nos estudos de hoje

Conforme comentei, troquei o professor de contabilidade e tive um excelente aproveitamento. A professora é muito boa e eu estudei o dia inteiro. Já são 03h da matina e eu estou encerrando contabilidade. Vou fazer uma pausa e ver se volto a estudar outra matéria ou se desmaio. Hoje estudei apenas 8h30 líquidas. Antigamente eu imaginava que não era capaz um ser humano estudar tanto e achava que era lorota dos outros concurseiros, hoje vejo que estudar 10 horas por dia ainda é pouco, dependendo do concurso.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Troquei o professor de Contabilidade

Por dois motivos: 1) Já estava na aula 20 e até então não tinha entendido nada, pois a maneira que o professor dá aula é caótica; 2) Ele grita muito e eu estava com dor de cabeça. Inicialmente pensei que o problema seria o aúdio, mas constatei que o professor grita muito, então acabei mudando de professor.

Eu queria mesmo era que o Nilo desse aula de várias matérias, pois esse daí é bom!!! E lamento muito a ESAF ter cortado tributário, eu estava indo muito bem com as aulas do Nilo.

Saiu o tão esperado edital

Hoje, dia 26/07/2012 saiu o tão esperado edital para a segunda prova de Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda.

O edital veio CHEIO DE SURPRESAS. A primeira delas é que o concurso somente abrangerá São Paulo e o Distrito Federal. Me compadeci dos colegas de outros estados que estavam estudando para a prova e fiquei chateada com a ESAF que sequer mandou uma dica de quais estados participariam.

A segunda surpresa é que substituiram Direito Tributário e Previdenciário por Arquivologia e Gestão Pública. Eu estava indo muito bem em Tributário e Previdenciário. "Garrei" amor nas duas matérias, de verdade, agora me vem essas duas estranhas, mas fazer o que? Vamo que vamo.

A terceira surpresa é que o Direito Administrativo está praticamente igual ao do edital de Analista.

A quarta surpresa é uma inclusão do Manual de Redação da Presidência da República.

Ou seja, quem estava estudando pelo edital anterior, vai ter que mexer seus pauzinhos.

Eu ainda estou tentando me achar aqui e saber por onde começo, mas vamos em frente!

Vou dormir

São 3h00 da matina e eu já estou quase desmaiando de sono. Em alguns momentos é melhor ir dormir, pois o cérebro já está desligado e a matéria não vai ser absorvida!!!!!

Foi um dia proveitoso, mas tive somente umas 9 horas de estudos líquidas. Poderia ter sido mais, mas não gosto de forçar, pois forçando é estudar para o nada, pois nem fixo e nem entendo a matéria.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Alternancias de vontade

Gente, eu fico alternando entre estar motivada e desmotivada. Não para o concurso de ATA, mas para o concurso de Analista Tributário. É muuuuita matéria. Eu até vou conseguir ver tudo, o problema é memorizar. É coisa pra caramba. Hoje só estudei 6 horas líquidas, pois pela manhã tive que sair para fazer algumas coisas. Odeio quando tenho algo para fazer porque já perco horas de estudo e depois não consigo voltar a estudar no mesmo minuto em que chego em casa. Mas vou seguir confiante noite adentro. Vou estudar mais 5 horas. Espero que renda.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Acredite em você

Estou estudando e um professor acabou de dizer a seguinte frase: "Se vc não está estudando direito, é porque no fundo, no fundo, vc não acredita que pode passar".

Quer motivação maior?

Desculpas que colam

Ser concurseiro é bom porque serve de desculpa para tudo.

- Nossa, mas suas unhas estão horríveis!
- Ahh, é que eu estou estudando para concurso.

- Nossa, você está sumida! (Diz aquela pessoa que você não quer ver na sua frente)
- Ahh, é que eu estou estudando para concurso.

- Nossa, está gorda!
- Ahh, é que eu estou estudando para concurso.

- Você não arruma mais a sua casa?
- Ahh, é que eu estou estudando para concurso.

kkkkkkkk

Desânimo

O desânimo me atacou. Embora eu não tenha parado de estudar. É 01h16 eu continuo aqui firme estudando Direito, que aliás, estou revendo para fixar a matéria.

O problema é que estou ansiosa esperando saber quantas vagas teremos para São Paulo. São 463 para o país todo, mas para São Paulo eu não sei. Especula-se que serão 36 para o estado. Ou seja, tenho que gabaritar.

Queria estar envolvida com um concurso que resolvesse a minha vida, não com um que o salário é o mais baixo das federais e que não vai mudar muita coisa. Só vai me trazer estabilidade. Mesmo assim, fico muito ansiosa e isso às vezes me prejudica porque eu fico desanimada e às vezes me motiva porque sei que tenho que correr para conseguir.

Bom, vou fazer uma pausa e dormir. Vou acordar cedinho e estudar mais.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Hoje estou bloqueada

Por mais que eu goste da matéria, hoje tá difícil de entrar no clima. A matéria está entrando por um ouvido e saindo por outro. Logo mais vou repetir tudo que eu vi hoje, pois não estou memorizando.

Mais um dia de estudos


Estou estudando Previdenciário neste momento. Estudo além do edital de ATA, estou estudando o conteúdo de Analista Tributário, ou seja, estou indo além do que exige a prova de ATA. Sei que dificilmente estarei preparada para a prova de Analista, mas quero tentar, saber qual minha pontuação.

Uma coisa que eu notei é que as matérias que as pessoas consideram fáceis, eu considero difíceis e vice-versa. Eu acho Direito Tributário mais fácil que Direito Constitucional. Tanto que estou adiando o Constitucional, que provavelmente estudarei apenas por lei seca, já que não está descendo. Outras duas matérias que eu achei super fáceis são Direito Previdenciário e Língua Portuguesa. Mas Português não conta, pois sempre gostei de escrever, entretanto, para minha sorte, é a matéria de maior valor na prova de ATA/MF.

Eu tenho muita sorte! Já pensou se eu não gostasse de Tributário, Previdenciário e Língua Portuguesa?

Mesmo assim, ainda estou sofrendo um pouquinho aqui com algumas partes de Direito. Mas só existe uma saída: Estudar reiteradas vezes até entender. Farei isso.

Bem, vou voltar para meus estudos, pois o dia é uma criança, já que acordei relativamente tarde e isso é sinal de que ficarei a madrugada toda estudando.

P.s.: Concurseiro tem uma fome de leão! Para cada artigo que estudo, é uma comida que como.

domingo, 22 de julho de 2012

Assistente Técnico Administrativo

Sei como é o trabalho de um Assistente Técnico Administrativo. Sei que há muitas responsabilidades, às vezes equivalentes à de um Analista Tributário. Sei que não é um mar de rosas, mas quero apenas passar para ter estabilidade e estudar para outros concursos com calma, sem o fantasma do desemprego. E também quero poder falar abertamente onde trabalho que estou almejando concursos e concursos.

Vai falar isso em uma empresa privada. Você já vai logo ouvir um: Ah, tá estudando para concurso? Então dá uma passadinha no RH.

Eu estou estudando com afinco dessa vez, quero estudar e passar. Fico o dia inteiro estudando. Abri mão de TV, de sair, de falar ao telefone em excesso. Desinstalei Whats App, não entro mais no Facebook e abri mão de muitas coisas que me distraiam. Mas foi difícil essa adaptação. Antes eu assistia o que eu queria e quando eu tivesse um tempo, aí eu estudava. Hoje é o inverso. Eu estudo, estudo, estudo e no fim, acabo vendo TV se tiver tempo, senão, me dedico à tarefas domésticas porque também preciso comer. Se eu quero passar, vai ter que ser assim. Eu já prestei dois concursos, obviamente sem estudar NADA. O resultado foi óbvio. Um deles eu sei que foi para o TJ/SP. Errei muuita coisa. Foi só chutômetro. O outro eu nem lembro qual foi. Sabe esse pessoal que cai de paraquedas? Eu era uma dessas. É óbvio que não passa! Esse é, então, o primeiro concurso para o qual eu estou estudando. Estou no aguardo do edital. E como saiu primeiro o edital do concurso para Analista Tributário, eu até estou estudando o edital da RF, mas não é certeza que eu passo. É mais para testar a minha capacidade. E vamo que vamo!  Se eu tivesse começado em janeiro ou no ano passado, acredito que eu passaria. Se arrependimento matasse. Eu estaria escrevendo memórias póstumas!

Abraços!


Meu primeiro foco - ATA/MF


Em 2009 saiu o primeiro concurso de Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda. Foi um concurso atípico, pois muita gente não conhecia, então muita gente que estava estudando para os concursos da Receita Federal para os cargos de Analista e Auditor resolveu prestar o concurso, dadas às semelhanças de matérias descritas no edital. Lógico que muito menos matérias, BEM MENOS. Então muita gente quase gabaritou, só não fizeram os 120 pontos que valia a prova porque duas questões foram anuladas. Sei que em um determinado estado, um rapaz fez 117 pontos.

Nesse período eu sequer me interessava por concurso público, pois quando era mais jovem estagiei em uma empresa pública estadual e odiei. Sempre achei a iniciativa privada mais interessante e mais adequada para mim. Mas o tempo foi passando e eu fui crescendo mudando de idéia (nossa, quase cantei Bilu Tetéia do Sérgio Mallandro rsrs). Por obra do destino, fui trabalhar na Receita Federal em regime CLT. Lá que eu pude perceber que empresas públicas não são todas iguais. E lá também que eu pude perceber que uma carreira pública pode ser interessante sob vários aspectos.

Eu saí de lá, mas continuei interessada em ingressar na carreira pública. Sempre achei o cargo de Analista e Auditor muito longe da minha realidade. Hoje sei que estava enganada. Mas mesmo assim, desde que foquei em concurso público, foquei logo no cargo de ATA-MF, o Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda. Para quem não sabe, é um cargo do MF, mas que fica lotado na RF. Se eu tivesse focado antes no cargo de Analista, por exemplo, teria dado tempo para estudar. Mas não vamos chorar agora, né? Então vou estudar para ATA.

Então... continuando... Eu comecei a estudar para ATA-MF, quando estavam previstas 9000 vagas (SIM, NOVE MIL!!!), sendo que no primeiro e único concurso foram 2000 e depois chamaram mais umas 1000. Bastante, né? Só que essas 9000 vagas ficaram apenas na promessa. Recentemente saiu autorização para o concurso de ATA-MF, com apenas 463 vagas para o Brasil inteeeeiro, foi então que comecei a estudar com afinco.

Apesar de já ter curso superior concluído, eu devo confessar que aprendi a estudar apenas agora. Você vai pensar: Oh, God! Ela colou a vida inteira!!! - Mas não. Eu simplesmente prestava atenção na aula e depois fazia a prova, sempre me dando bem. E foi assim a vida inteira. Sei que não estou almejando o cargo dos sonhos de ninguém, mas estou almejando superar um desafio meu. Eu aprendi a ter disciplina, aprendi a definir prioridades e a estudar até aprender DE VERDADE.

Já, já eu continuo... Deixa eu estudar aqui e já volto para contar o resto...

Inaugurando


Boa noite, meus amigos.

Uma boa noite jogada ao vento, maaaas, vai que um dia eu tenho um leitor.

Senti necessidade de criar este blog porque meu universo agora gira em torno de concursos. Existem dias em que eu só quero falar em concurso, mas fico falando sozinha, igual uma louca em casa, rsrs.

Quero também ter este blog como mais uma motivação, apesar de já ter uma, que é a estabilidade, quero motivações diárias, então se o blog me "obrigar" a atualizar todo dia, eu vou ter que ter assunto, e para ter assunto, vou ter que estudar.

Acho que não é novidade para ninguém como se dá a jornada de um concurseiro: horas de estudo, horas buscando material na internet, leis, decretos e o papo comum entre todos. Comigo não é  diferente e logo mais vou relatar aqui o que estou fazendo para conseguir meus objetivos, mesmo que seja igual a todos. Desabafar/conversar nesse momento das nossas vidas, alivia e impulsiona.