sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Estudar, estudar e estudar

A rotina de um concurseiro é árdua. Muitos conseguem chegar até o final, mas muitíssimos desistem. E desistem com razão, pois é muito difícil. Por mais que eu tenha a possibilidade de me dedicar totalmente, os estudos não ficam menos penosos por isso. Eu acordo, tomo um banho, como alguma coisa e me debruço sobre a Constituição Federal, as Leis, as apostilas, as vídeo-aulas ou sobre os simples cadernos e só os largo quando o sono vem.
Às vezes tenho vontade de sair por aí andando, passear por algum parque ou simplesmente por um shopping, sem hora para voltar. Entretanto, não posso. Devo me dedicar única e exclusivamente aos estudos ATÉ PASSAR. Quem sabe no dia 22 eu possa fazer tudo isso, né?

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Que frio!

Não sei vocês, mas eu amo o frio. A-M-O! Aqui está tão frio que o meu notebook que geralmente fica fritando, está na temperatura mais baixa que eu já vi. O HD0 está em 36 e geralmente fica em 48. Para estudar é bem melhor. Parece que o mundo fica em silêncio.
No momento estou estudando Direito Constitucional e saboreando rajadas de vento geladas no rosto. Espero que continue assim pelo resto do mês.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Gestão Pública: a pedra (aerolito) no meu sapato

Olha, por incrível que pareça, eu tenho muitos sapatos e muitas pedras. Já andei reclamando de: Arquivologia e depois me dei super bem com a matéria; Direito Constitucional, que eu ainda estou caminhando para gostar e memorizar tudo; E agora to com a pedra, ou melhor, aerolito chamado Gestão Pública.

É para dormir? É! Vou superar? Espero que sim. Achei a matéria cansativa.


ESAF divulga edital de convocação

Queridos futuros ATAs, a ESAF publicou o edital convocando-nos para a prova!!! Segura, gente!!! ta chegando!!!

domingo, 23 de setembro de 2012

Prova ATRFB

Acabo de chegar da prova de Analista Tributário da Receita Federal, na qual trabalhei como fiscal. Afortunadamente fui contemplada com uma escola de arquitetura antiga, cuja beleza me chamou a atenção assim que a adentrei. O prédio de apenas 3 andares remetia às casas antigas de coronéis e/ou senhores de engenho. As escadas eram contornadas por pomposos corrimões de madeira. As salas de aula tinham pé direito duplo, ou seja, eram altíssimas, o que deixava o ambiente arejado. As janelas de madeira de aproximadamente 2,5 metros ficavam sob cortinas em tecido pesado, porém que não as cobriam por inteiro. Estas estavam amarradas ao meio. A grande vazão de raios solares iluminava toda a classe, refletindo a luz nas carteiras e no chão de madeira que nem era tão antigo assim, mas harmonizava perfeitamente com ambiente. Através das janelas podia-se ver as árvores que ambientavam o pátio lá embaixo. Eram frondosas e imensamente habitadas por pássaros de toda sorte, do qual meu pouco conhecimento só permitia reconhecer o Bem-te-vi. A natureza é bem mais bela numa manhã de sol, não é mesmo? Ao cair da tarde, calaram-se os pássaros e as folhas das árvores começaram a farfalhar nervosamente. Não se sabia se elas resistiam ao vento ou se estavam apenas dançando.

Mas agora vamos às provas, né?
Como eu sempre digo e repito, foram 30% os faltantes. Dos presentes, 25, no caso, presumo que somente 3 estudaram para valer. Na primeira prova o pessoal até que tentou ler. Na segunda, quando eles se depararam com 60 questões de Legislação Tributária e Aduaneira, Direito Tributário e Contabilidade, saíram marcando X à grosso modo. Com a minha experiência em concursos, NÃO QUE SEJA REGRA, mas é só bater o olho no cara que tá fazendo prova e saber se ele estudou, dessa maneira:

1) O cara que estudou nem se mexe;
2) O cara que não estudou tem bicho carpinteiro.

Gente, não é fácil fazer uma prova de 8h30, mesmo que dividida em duas. A ESAF acaba com qualquer ser humano. Eu que nem fiz a prova estou quebrada ao cubo. Tá pensando que não é cansativo ficar 8h30 PARADA sem mexer no celular, sem sentar (ok, eu sentei um pouco, sou mentirosa, kkkk)?

Só sei que muita gente vai ser desclassificada a rodo.

P.s.: Sobre o começo do meu post: Hoje eu acordei meio Hermann Hesse. Pretensiosa?? Magina!!!

sábado, 22 de setembro de 2012

A desvantagem em ser concurseira

Eu estava super a fim de ir ao Museu da Língua Portuguesa ver a exposição do Jorge Amado. Hoje entrei no site e descobri que a exposição encerrou em julho. Onde eu estava que não vi isso? Estudando, claro! 

Direito Constitucional, a pedra no meu sapato

Pelo visto eu tenho muitos sapatos, não é?

E eu que achava que arquivologia me deixava numa pior. Se estudar arquivologia é estar numa pior, powrra, que quer dizer estudar constitucional?

Será que se eu fechar em português, arquivologia, informática e raciocínio lógico, eu sou chamada?

Tá mais que difícil estudar Constitucional. É muita coisa e eu, sinceramente, não consegui pincelar, criar um mapa da mina para constitucional. Então estou estudando tudo. Já que não consegui ajuda, nem tive competência para fazê-lo sozinha.

É muita coisa. Muito detalhe pequeno. Estou gastando de 3 a 4 horas por dia estudando constitucional e mesmo assim não estou conseguindo
medrar (aprendi essa palavra agora e coloquei no texto só pra me exibir rsrsrs).

/chatiada

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Na madrugada vitrola rolando...

Na madrugada vitrola rolando um blues, "trocando de biquíni" sem parar....

Ops, vitrola rolando um blues? Que é isso meu camarada? Eu sou concurseira! Minha madrugada é debruçada na Constituição. Ta me estranhando?

Pois é, to aqui, mais uma vez, ouvindo apenas o tec tec tec do teclado e o barulho do ventilador, pois ar condicionado não é para a Classe C (Ô dó). Já virou a noite, está quase amanhecendo e o calendário já aponta dia 20. Em um mês terei a resposta para minha grande dúvida: Serei eu uma contemplada ou não? Meus meses de esforços dar-me-ão retorno?

Deixa eu voltar a estudar que eu ganho mais.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

ESAF

Hoje me ligaram da ESAF. Eu achei bizarro e logo pensei: - Será que deu problema na minha inscrição? Tentei retornar, mas o telefone de lá só faz ligação, acho que a central não recebe mesmo. Em seguida me ligaram novamente. Atendi, mas continuei pensando na minha inscrição. Entretanto, apenas me chamaram para trabalhar na prova da Receita - menos mal. Embora eu tenha feito a inscrição (saudade dos meus R$ 100,00), eu não farei a prova, pois se já está difícil estudar para ATA, imagina para ATRFB.
Então, pessoal que vai fazer a prova da RF, BOA SORTE e nos vemos lá.

Estou esgotada...

Faltam pouco mais de 30 dias para a prova e eu já me encontro em um estado de cansaço que não tem nome, ou melhor, tem: estafa!

Estudei apenas 5 horas líquidas hoje e nem foram as matérias mais importantes, foi apenas Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico. Tudo bem que Língua Portuguesa sozinha é a matéria que vale mais na prova, mas para mim, as matérias de Direito têm maior importância, pois eu não domino nada. Escrever, pelo menos eu sei. Não é assim uma Brastemp, maaaaas dá para o gasto. Estudei essas que exigem menos do intelecto, dado o meu cansaço.

Estou bastante preocupada. Se eu não conseguir ser aprovada no ATA/MF, eu vou ficar tão triste e decepcionada. Meu cansaço está me impedindo de estudar mais. E olha que eu não estou trabalhando. Acho que o problema é exatamente esse: a falta de exercícios.


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tenho que derrubar 206 ou 7... Tudo depende...

É, meus amigos, a vida não tá fácil.

Não costumo me assustar com números, mas 207 é muita coisa. Considerando que 30% faltam no dia da prova. Sim, é um dado confirmado por mim, pois já trabalhei na ESAF e no CESPE e a média é essa. Só falta mais quando são aqueles concursos com 5 vagas. Uma vez trabalhei num desses, se não me engano foi o da CVM e passou de 40% o número de faltantes em todas as salas do colégio em que eu estava. Fora essas exceções, a média é de 30%  faltantes.

Vamos à matemática: 207 menos 30% = 144

Ok, diminuímos de 207 para 144. Então só tenho que derrubar 143.

DIZEM, DIIIIZEM, SÃO APENAS BOATOS DE CONCURSEIROS. Nesse caso, não posso confirmar, que somente 5% estudam de verdade. Até que faz sentido.

Então vamos lá: 144 vezes 5% = 7 por vaga.

Ficou bonito, né?

Sim, eu gosto de me iludir.


Mas 7 que estudaram são mais perigosos do que 1000 que não estudaram.

Beijos

Anormal???

Às vezes me sinto anormal por não ter um blog sério. A maioria dos concurseiros tem blogs sérios com informações consistentes sobres os concursos, sobre as matérias, com macetes, com reprodução de matérias de jornais e revistas e etc.

Enquanto eu faço um comentário e coloco a foto do Seu Madruga, faço uma reclamação e coloco a foto do Minduim.

Às vezes eu mesma rio do meu blog e penso: - Eu não posso estar falando sério - mas estou. Ou não.

Bem, vou dormir. Meu mal é sono.

Sono excessivo

Se vocês soubessem o sono que eu tenho ultimamente!!! Como pode? Comecei a estudar hoje a tarde e de repente me bateu um sono incrível. Daí eu não tive dúvidas: fui tirar uma sonequinha. O plano era acordar antes da meia-noite e voltar a estudar. Assim o fiz. Só que estudei apenas 4 horas líquidas depois que acordei e já estou morta de sono. Como isso é possível? Eu sinto muito, mas vou voltar para a cama. Com sono eu não consigo fazer nada mesmo. Paciência.

Amuletos

Sou cética. Sou igual São Thomé, só acredito vendo. Ok, já me contradisse nas frases anteriores, se eu sou cética, como posso acreditar em São Thomé? Enfim, o caso não é este. Vamos pular esta incongruência e focar no meu raciocínio: Sou cética como São Thomé, entretanto acredito em alguns amuletos, a saber:

1) Daruma:

Daruma é um amuleto que representa o Bodhidharma, um monge budista que atingiu a iluminação após um longo período de meditação contínua (como um concurseiro que não para de estudar até conseguir a aprovação) e todos os membros atrofiaram por conta disso. O curioso é que eu falei ontem que estava ficando atrofiada de tanto estudar. Além disso, suas pálpebras foram removidas para que ele não dormisse durante a meditação - ai que aflição -, e então, a figura que o representa é um boneco sem os membros e sem pálpebra.

Ao adquirir o Daruma, você tem que fazer um pedido e pintar o olho direito dele - esquerdo para nós -, e assim que o pedido for realizado, pintar o outro.

Só que você não pode comprar ou pedir, tem que ganhar sem que você nem imagine. É como se você fosse uma pessoa escolhida previamente, pois já sabem que o seu desejo é muito forte. O meu eu ganhei sem nem imaginar. :-)

Fonte: Eu mesma.



2) Joaninha:

Joaninha não é bem um amuleto, mas dá sorte. Eu já encontrei tanta teoria sobre:

a) Fazer 1 pedido 3 vezes e se ela voar enquanto você faz o pedido, é porque vai se realizar;

b) Se pousar na mão, ganha dinheiro;

c) Inúmeras outras que não lembro.

O fato é que no sábado, uma joaninha se entranhou no meu cabelo. Fica a dúvida: Terei uma vaguinha no concurso? Rsrsrs


E você? Já tem seu amuleto?

sábado, 15 de setembro de 2012

Estudar causa trombose?

Pois eu sinto muita dor nas pernas. Daí faço uma pausa, estico as canelas (no sentido literal mesmo, pois não estou a fim de morrer antes da prova) e fico alternando entre uma poltrona e uma cadeira de escritório. Ambas têm alturas diferentes, então posicionam o corpo de forma diferente. Mesmo assim eu fico quebradona.

Fico imaginando aquele povo que estuda 2, 3 anos sem sair de casa. Deve sair em cadeira de rodas.

No meu próximo concurso, quando eu já estiver trabalhando, vou aliar o estudo à academia, antes que eu definhe.

Ah se o povo* que visita este blog comentasse... Eu saberia como eles ficam fisicamente.


*Sim, eu tenho leitores. As visualizações de páginas apontam visitas diárias.

Quanto mais estudo, menos sei

Não sei se acontece com vocês, mas parece que sei menos do que sabia no primeiro dia de estudos. Acho que é porque no começo a gente não tem tanta noção dos entremeios (gastando o português, hihihi) das matérias. Igual um bebê que não conhece o perigo, então não tem medo de nada, por isso ele enfrenta. Quando ele começa a crescer e se dá conta do perigo, percebe que não é o super poderoso que pode enfrentar o mundo.

Ah sei lá, nem sei o que estou falando. Vou estudar. Bye.

Desfecho da briga do EVP

Acredito que a maioria dos concurseiros já sabe que houve um desentendimento entre os concurseiros e o EVP. Conforme eu já havia falado, a ESAF incluiu 2 matérias novas no edital. Muitos concurseiros não haviam estudado nem mantido contato com a matéria, então correram para o EVP. Este, por sua vez, agilizou a contratação de um professor, no caso o Edvaldo Nilo. Entretanto, como o Edvaldo Nilo é Procurador no DF e os estúdios de gravação do EVP ficam no Recife, acabaram acontecendo imprevistos que impossibilitaram a gravação e posterior publicação das aulas. Até a data de hoje, 15/09, ainda falta uma parte do curso e a prova é dia 23/09.

O furor do pessoal do Fórum Concurseiros fez o João Antônio responder aos alunos com uma nota no site responsabilizando o Nilo que respondeu que gravaria as aulas faltantes, mas nunca mais pisaria no EVP.

O ruim disso tudo: Adoro o EVP e o Nilo. Essa separação só prejudica o aluno.

Acho que vai acontecer o mesmo com o ATA, pois o João Antônio prometeu aulas novas de Arquivologia, Gestão Pública e Informática direcionadas para ATA e estamos a apenas um mês da prova.

Só esperamos essas aulas porque os professores são bons e não só porque é barato e acessível. Eu gosto particularmente das aulas da Lidiane, mas pelo visto, não sairá do primeiro módulo tão cedo.

Espero realmente que a promessa se cumpra e não fique para o último dia a ponto de virar outra guerra como a de hoje.

Enfim: Boa sorte ao EVP que eu adoro e ao Nilo também.


A reforma

Não bastasse a festa de ontem de madrugada, hoje temos uma reforma para continuar atrapalhando meus estudos. Eu to com uma vontade de sair daqui como naquele filme UM DIA DE FÚRIA e obrigar no tapa todo mundo a não fazer nenhum barulho até o dia da prova, inclusive quem está fazendo reforma.

Você, caro concurseiro, que tem a sorte de estudar em silêncio, jogue suas mãos para o céu.

P.s.: Não liguem, estou na TPM. Eu sou um amor normalmente.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Festa no vizinho

Meus vizinhos estão numa alegria dos infernos e eu to ficando irritada! Tive que vir para o quarto. O problema é que a minha mesa de estudos fica na sala. Certamente cairá meu rendimento. Mais do que já está caído.

Adversidades

Olha, minha gente. Vida de concurseiro não é fácil. Temos que contornar a preguiça, a indisposição, o sono, o material que está incompleto ou desatualizado, os barulhos externos, o déficit de atenção, os problemas pessoais, o computador que deu pau, aquele amor que desvia nossos pensamentos (L)... E neste momento eu estou tentando contornar dois problemas: Uns vizinhos festeiros que estão, às onze da noite, rindo e comemorando sabe-se lá o que. Sinceramente? Acho que lugar de gente feliz é na praia. Deixa o concreto para quem quer estudar e focar nos estudos. E a falta de conteúdo completo.

Hoje estou completamente desnorteada por conta das alterações na lei de acesso. Não estudei quase nada. Estou somente pensando no que NÃO estudei e no que ainda falta. O EVP não libera algumas aulas, como de Direito Administrativo. As novas aulas de Arquivologia não chegam. Estou temerosa de que eu não consiga ver o conteúdo até a data da prova, pois pode ser que aconteça o mesmo que aconteceu com as aulas de Legislação Tributária do Edvaldo Nilo. Para quem não acompanha os fóruns, o pessoal que vai fazer a prova da RF contou com esse material do EVP e agora a uma semana da prova, o EVP admitiu que não conseguirá fechar o curso a tempo. Entendo ambas as partes: Os alunos que ficaram sem a matéria; O EVP que tentou fazer o possível após a surpresa do edital... Enfim... Entretanto, não gostaria que as aulas de arquivologia e gestão pública saíssem apenas uma semana antes da prova.

Fazer o que? Esgotar os outros conteúdos que já tenho aqui. E vou fazer isso agora!!! FOCA NOS ESTUDOS. Boa noite!

Metas não atingidas

Por problemas de ordem pessoal, não estou conseguindo atingir minhas metas diárias. Estudo em média 7 horas, quando deveria estudar no mínimo 9. Eu faço o planejamento, mas não dá certo. Vem o sono vem a desconcentração (desconcentração que gera órgãos rsrs. Ok, piada sem graça), vem a preguiça. Assim eu não vou conseguir fechar tudo até o dia 20 de outubro.

Agora eu vou dormir, descansar e espero que amanhã eu esteja melhor e renda mais.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Relação Candidato x Vaga

Saiu a relação candidato x vaga. Tá tranquilão para pessoal do DF, hein? Os paulistas vão ter que sofrer mais. Como diria Clodovil: "Será que eu chego?"




Hora bunda cadeira (HBC)

Para o pessoal que já está inserido nesse universo bastante peculiar dos concursos públicos, certamente o termo Hora Bunda Cadeira já deve ser familiar. Para os que não conhecem, apresento: A Hora Bunda Cadeira ou Hora Cadeira Bunda é o tempo que você passa forever alone estudando em casa.

Essa HBC pode variar de pessoa para pessoa e de concurso para concurso. Um concurso do nível da Receita Federal, mesmo para o cargo de Analista Tributário que não exige tanto quanto Auditor Fiscal, demanda um esforço que concentre muitas e muitas horas distribuídas em meses para alguns, em anos para outros. Conheço Analistas que estudaram 6 meses para o concurso, conheço outros que estudaram 1 ano e outros que estudaram até 3 anos, ou porque o concurso demorou para sair ou porque foi reprovado mesmo.

Essa variação pode ser exorbitante até mesmo para o concurso de ensino médio, como é o caso do Assistente Técnico-Administrativo do Ministério da Fazenda. Conheço ATAs que me disseram: "Ah, eu só estudei um mês por apostilas e fiz exercícios, é fácil". Conheço outros que disseram: "Eu estudei 8 horas por dia durante 3 meses". A discrepância é enorme. No meu caso, eu estou estudando há 3 meses de 6 a 8 horas por dia e me sinto completamente despreparada. Só estou me garantindo em algumas coisas como Arquivologia, Português ou algumas partes de algumas matérias.

Enfim, HBC tem valor indeterminado de pessoa para pessoa.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Arquivologia again

Este blog é testemunha da minha ojeriza com relação à arquivologia em meu primeiro contato. Mas eu me rendi. E agora, não só me rendi, como estou sambando mais que a Globeleza na matéria. Acho que essa matéria eu fecho. AAAAAAAACHO, disse que ACHO. Não tenho certeza. Agora Constitucional é que está me irritando pela quantidade de artigos.

Faltam 40 dias!!!!!!!!!!!!

QUARENTA!!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Até que rendi hoje

Até o momento, estudei 8 horas e 30 minutos LÍQUIDAS. E querem saber? Acho pouco, pois o conteúdo do edital é excessivo. E olha que estamos falando de um concurso de nível médio. Imagina quando eu estiver estudando para Analista ou Auditor? Eu vou estudar anos e não vou dar conta (Vira essa boca pra lá!).

Não sei se continuo ou se paro por aqui. Sempre fico na dúvida se vale a pena estudar cansada ou com sono, porque não tenho bem certeza se vou absorver o conteúdo direito.

Acho que vou parar por aqui, antes que eu desmaie.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Gato

Eu estou muito sozinha e isolada estudando, estudando e estudando para concurso. Não há viv'alma por aqui. Gostaria de ter um gato. Aceito até um todo estropiado. Pode até ser preto, não tenho preconceito com gato preto. Antes até tinha, mas não tenho mais. Na verdade, não era preconceito, era medo. Coisa de gente que se atêm a crendices idiotas.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pobremas

Olha só a sorte que eu tenho: Ontem meu computador deu pau e eu só consegui estudar 2 horas. Fui formatar, mas estava tão lento, que eu passei umas 5 horas só fazendo backup. Quando terminei tudo, já estava tão esgotada que nem consegui estudar. Então hoje será A MARATONA. Vou estudar e adiantar muita coisa, pois só vou conseguir o final das matérias no fim do mês. Então já estou enxergando o tumulto que vai acometer minha vida antes da prova.

domingo, 2 de setembro de 2012

Ando meio irritada

Eu ando tão irritada com essa história de concurso. Meus nervos estão à flor da pele. Não há nada que não me irrite: o canto dos pássaros, o latido dos cães, o caminhão da Ultragás, barulho de avião sobrevoando a minha casa, pessoas conversando, mesmo que ao longe. Qualquer coisa me irrita! Qualquer!
Mas eu sou mulher, então estou perdoada, pois mulher sofre com TPM. Mulher é mais sensível à mudança do tempo, da temperatura, da estação, da hora, do minuto. Hihihi. Pelo menos eu sou assim. Vocês não?
Que chegue logo 21 de outubro. Rááápido!!!

Volta o cão arrependido

Se eu disser que me arrependi de ter falado mal de Arquivologia, posso ser perdoada?
Pois bem! Passei a gostar da matéria e estou indo bem, pelo menos acredito que esteja indo bem. Arquivologia é MARA, pessoal! Se joguem na pista com Arquivologia que vocês vão gostar! hihihi