terça-feira, 20 de agosto de 2013

Caixa Econômica Federal

Quem acompanhou minha saga por um tempo, percebeu que eu meio que desisti "dessa coisa de concurso". Mas, inevitavelmente, voltei a dar de cara com tudo aquilo que me incomoda na iniciativa privada: puxação de tapete, foco na pessoa e não no trabalho que a pessoa executa, instabilidade, gente que tem apenas graduação, como eu, e quer ser chamada de doutor, salário baixo e mais uma infinidade de coisas.

Quando saiu o edital dos ANTAS (Analista técnico-administrativo) pelo qual eu ansiava, fiquei decepcionada pelo conteúdo tão grande exigido para um cargo de nível médio e que COM "CERTEZAMENTE" - eu inventei esta palavra, então não me corrijam - não teria possibilidade nenhuma de crescimento. Então acabei deixando de lado, e desde aquele dia, me desencantei pelos estudos para concurso, ainda que tenha sido temporário.

Entretanto, como eu disse acima, a iniciativa privada me lembra toda hora os motivos pelo qual eu devo estudar para concurso e eu decidi voltar. Fui dar uma olhada nos concursos com editais iminentes e fiquei super feliz quando vi que o da caixa está previsto - ainda que à boca miúda - para junho de 2014. E isso é ótimo, pois ainda terei tempo para estudar com calma e absorver o conteúdo. Mas por que tanta felicidade? Simples. Eu gosto de empresa privada, gosto do ambiente, e trabalhar no Bacen ou CEF, por mais que sejam públicos, têm um ambiente de empresa privada. Você não fica estagnado, como na Receita Federal ou Ministério da Fazenda, por exemplo. E não estou maldizendo a RF ou MF, tanto que se eu passasse num concurso, ia chorando de alegria, mas o ambiente da CEF é bem melhor.

Então finalmente eu vou voltar a estudar, ter disciplina, foco, aprender com os meus muitos erros, tentar identificar onde eu errei nos concursos anteriores e tentar conseguir minha tão sonhada aprovação.

Quem vem comigo?

terça-feira, 12 de março de 2013

Edital do Analista Técnico-Administrativo do Ministério da Fazenda

Ô povo! Cadê o edital? Mais alguém já afundou a tecla F5 de tanto atualizar o site da ESAF? Eu não aguento mais esperar. Parece que a ansiedade aumenta mil vezes.

O bom mesmo é ter o edital em mãos, para ter um norte, para saber exatamente o que fazer. Eu não gosto muito de estudar sem saber o que vai cair e, principalmente, por ser o primeiro concurso. Se no edital de ATA que era o segundo já teve tanta alteração, imagina o que a ESAF não vai inventar para esse novo concurso.

Vamos esperando!!!

bjos

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Direito Constitucional

Oi genteeeeeeeeee!!!! Tudo bão?

É o seguinte: Como ninguém sabe como vai ser o edital do aNta, eu vou começar a estudar somente o que tenho certeza, e, no caso, só tenho certeza de que vai cair Português e Direito Constitucional. Então vou desossar essas duas matérias!

Recomeço hoje! Grande abraço a todos que vão dividir comigo mais uma caminhada!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Preguiça de começar a estudar...

Desde que soube da autorização para o concurso de aNta, me dispus a começar a estudar. Mas eu estou numa preguiça que vocês não fazem ideia. Ainda mais trabalhando num lugar que me suga psicologicamente todos os dias! Tá difícil pensar em estudar.

Daí ontem eu planejei ver os editais de concursos anteriores de nível superior, para tentar imaginar o conteúdo, mas o site da ESAF estava fora do ar, para manutenção do Serpro. Aí eu desencanei. Estou apenas descansando aqui no feriado.

Mas eu acho que vou esperar o edital sair para começar a estudar mesmo. Não estou conseguindo ter injeção de ânimo. Exceto que agora eu vou começar a malhar!!! Quem sabe não aumenta o meu ânimo? Já pensou, gostosa e aprovada? hihihi

Beijos!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Analista-Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda

Oi, gente! Tudo bem?

Estou voltando à ativa. Eu parei um tempo porque voltei a trabalhar e essa minha vida no emprego mais chato do Brasil não está me ajudando a ficar 100% com concentração para estudar. Passo tanta raiva no meu trabalho, que chego a noite cansada, mas não fisicamente, e sim mentalmente.

Mas não pensem que isso vai me parar. Essa chatice toda está me motivando. Passei a pensar mais ainda em concurso, pois passar humilhação por besteira é lamentável e ninguém aguenta. Quando aguenta é porque não tem opção.

As novidades nem são tão novas, pois todos os concurseiros já devem saber que foi autorizado um concurso para o Ministério da Fazenda. O esperado aNta - Analista-Técnico Administrativo. Ele é apenas um ATA com curso superior. Eu já vinha ouvindo falar nesse concurso desde 2010 e achei até que não ia sair do papel. As coisas no MF andam muito devagar. Pelo que sei, os Antas (sim, vocês aprovados vão sofrer bullying por causa do nome, hehe) ficarão lotados na Receita Federal e/ou na PGFN. Ou seja, não vão ficar no Ministério da Fazenda. O que é vantagem, pois MF, que eu saiba só tem ali na Luz e RF tem em vários pontos da cidade e as pessoas poderão trabalhar um pouco longe do centro. Para quem mora afastado do centro, é uma vantagem.

Sobre o edital, eu não faço a menor ideia do que vai cair, mas o que a gente pode imaginar é que as matérias básicas como Raciocínio Lógico, Português, Direito Administrativo e Constitucional com certeza cairão. Então vamos estudando essas. Como é concurso de nível superior, acredito que vão colocar algumas novidades como Administração Pública com uns tópicos mais diversificados, ou quem sabe, Contabilidade. Já que há 47 vagas para aNtas formados em contabilidade, então pode ser que peçam o básico de contabilidade.

Eu só vou estudar as básicas, por enquanto. No concurso anterior para ATA, eu estudei matéria que nem caiu, como Direito Tributário e Previdenciário. Então dessa vez vou ficar somente em terreno seguro, pois as matérias que eu citei dificilmente ficarão de fora.

Tenho uma dúvida sobre se cai ou não discursiva. Não tenho medo de escrever. Tenho outro blog além desse de tanto que gosto de escrever, só que esse não é sobre concurso. Daí se cair discursiva, ok, beleza, vamos escrever. Só que se cair um tema específico que eu não domino, aí já viu... Encher linguiça praticamente zera a prova...

É, gente! Vamos aguardar o edital. Estudem. Esqueçam o carnaval, a Globeleza, as marchinhas do Silvio Santos e vamos estudar para o MF. Quero ver todo mundo lá, hein!