sábado, 27 de dezembro de 2014

Professores religiosos

Às vezes alguns professores são muito bons, mas conseguem desanimar os alunos ateus no fim da aula com frases preconceituosas do tipo: "Se você confiar em deus, você vai passar"; "Quem não tem fé em deus não passa"; "Boa sorte, acredite em deus".

Tem um professor, que eu não vou citar o nome, que o site dele é basicamente uma página católica. As aulas parecem mais aulas de catequese. Quando o professor fala uma ou outra vez, ok! Mas o tempo todo? Poxa... Se concurso se ganhasse com oração, nas igrejas nós teríamos auditores, não padres.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Estudar até passar

Olha, minha gente, é bem verdade essa máxima dita pelo William Douglas, de que o concurseiro estuda ATÉ passar, não para passar. Com o tempo as coisas vão caminhando mais fáceis. Direito administrativo e raciocínio lógico (nível hard) estão entrando melhor na minha cabeça.

Estou confiante e esperançosa. Estou mentalizando para não sair da fila, porque se eu tivesse continuado estudando, estaria já num cargo, pois eu comecei há 3 anos, estudei menos de um ano e parei. Se tivesse continuado, estaria estudando sim, mas para um concursão nível auditor.

Nunca saiam da fila!!! Se estiver difícil, deixem o chinelinho igual na imagem abaixo. Kkkkk


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Como eliminar a tensão pós-prova

Você que foi reprovado de cara ou que está na berlinda aguardando o resultado da prova do TJ e já roeu todas suas unhas, fumou todos os cigarros, comeu chocolates e não consegue fazer mais nada além de ficar on line o dia todo em todos os fóruns perguntando a possível nota de corte ou incluindo a sua nota em todos os rankings da web, fique sabendo que eu estava assim nos primeiros três dias pós-prova. É inevitável, porém, cabe a você decidir acabar com isso e mudar o foco da sua vida.

Eu consegui praticamente esquecer o concurso do TJ. Pergunte-me como. Como? Passei a estudar para outro. Se eu fui aprovada neste certame, legal, ótimo, serei nomeada em breve. Se eu não fui, já estou ganhando tempo para o próximo e mesmo se eu tiver sido aprovada no TJ, eu ia, de qualquer forma, começar a estudar para um concurso maior.

Não adianta, meu sonho e meu foco é RF. Vejam o nome do meu blog. Só comecei a estudar para concurso por causa da RF. Então é isso, gente. Foquem no futuro. Não fiquem remoendo algo. Se você está pensando no resultado do TJ, siga a dica da Marta Suplicy: Relaxa e goza. Afinal, não está em suas mãos o resultado. Vamos apenas aguardar e enquanto isso, vamos estudando.

Pirâmide invertida na RF

Eu, sinceramente, não sei por que ainda abre concurso para auditor fiscal da Receita Federal. Nada contra, olhando pelo lado concurseiro, mas sei lá, olhando como contribuinte, pela quantidade de auditores e de analistas, acho que é um despropósito essa pirâmide invertida que a RF vive hoje.

Atualmente são 10.533 auditores e 7.777 analistas. É como se a tribo tivesse mais cacique do que índio. Na oitava região fiscal, que é a que me interessa, pois contempla São Paulo, são 2592 auditores e 2111 analistas. Acredito que muito dessa quantidade absurda de auditores é consequência dos concursos de 1991 e 1997 que contrataram um sem-número de auditores.


Espero que a RF abra um concurso absurdo para contratação de 2756 analistas para repor essa diferença. Ah, e que tire Legislação Tributária e Aduaneira rsrs.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Feliz natal o c... concurseiro não para

24 de dezembro significa que é dia de... ESTUDAR. Se você é concurseiro, no mínimo está fazendo isso agora ou então fez o dia inteiro e está morto em sua cama pronto apenas para dormir.

Eu estudei durante o dia por alguns motivos: 1 - não estou trabalhando;  2 - não ia deixar para estudar à noite, pois já conheço as interferências externas oriundas de festividades. São fogos, risos, conversas, músicas, cheiro do maldito churrasco e a concentração iria para o ralo. Neste momento já me encontro "estudada" e estou indo para a cama descansar.

Feliz estudo para você que é concurseiro!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Trem da alegria para o TJ

- Você sabe o que é um trem da alegria?
- Sei, tiaaa! É um grupinho musical dos anos 80 que cantava músicas como piuí abacaxi.

Pééééé. Resposta errada. Trem da alegria no mundo dos concursos é um trenzinho em que todos sobem. Sobe pai, mãe, filha, eu também sou da família e também quero subir. :-)

O caso mais famoso é o concurso de auditores da Receita Federal de 1991, denominado de AFTrem91, e que na época não usava a denominação de Auditor Fiscal, e sim Auditor do Tesouro Nacional, logo, o caso também é conhecido como AFTN91. As informações que eu encontro são inconsistentes, por vários motivos. Um deles é que o concurso ocorreu em 1991 e o outro é que a ESAF não disponibiliza editais dessa época para eu verificar EXATAMENTE o que aconteceu. Muito se fala que um erro no edital abriu uma brecha para todos os candidatos HABILITADOS entrassem com recurso e fossem aprovados para a segunda fase. Que alegria, né? Pena que nessa época eu ainda estava envolvida com o trem da alegria do piuí abacaxi.

Mas por que você está falando sobre isso, tia?

Olha, eu não quero botar piolho na cabeça de ninguém, para vocês não ficarem coçando à toa, mas a vacância do TJ é enoooorme. É muita gente aposentando e muita, muita gente saindo. Vocês bem sabem que o sujeito é aprovado no TJ e continua estudando para outro concurso. Praticamente os escreventes são temporários por vontade própria. Eu fico pensando nos escreventes mais antigos que toda hora tem que treinar alguém. Tadinhos. O que eu quero insinuar, embora não tenha certeza de nada, é apenas uma especulação, NÃO ME LEVEM À SÉRIO, é que pode ocorrer um trem da alegria totalmente legal e aprovar muitos habilitados. Se vai ocorrer, eu não sei. Mas eu acho muito estranho o TJ convocar somente 1200 escreventes, sendo que a necessidade é muito grande. O que vocês acham?



domingo, 21 de dezembro de 2014

Status: Comendo Direito Administrativo para a RF

Estou voltando a estudar naquele esquema de esgotar matérias uma a uma e só depois estudar várias ao mesmo tempo. A matéria da vez é direito administrativo. Vamo que vamo!!!


Rumo à ESAF!!!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Dificuldades do momento:

Minhas dificuldades do momento:


1 - Achar um bom material para o concurso da Receita, ou melhor, pagar um bom material, porque achar eu já achei no Ponto e no Estratégia, agora, cadê money?

2 - Parar de pensar na nota de corte do TJ. Sério, estou pirando.


sábado, 13 de dezembro de 2014

Síndrome de concurseiro infinito

Nem saiu o resultado do TJ e eu já estou pensando no próximo concurso. Eu pensei que eu ia dar um tempo nos estudos e depois retomar, mas das minhas entranhas está saindo uma vontade de estudar. Acostumei com a rotina e quero continuar.

Qual o meu próximo passo? É o primeiro. Como assim? Lembram que meu foco inicialmente era a RF e eu acabei mudando para o TJ, tanto que o nome do blog é Concurseira da Esaf? Pois bem, é pra lá que eu vou.

Meu foco não é nem esse próximo concurso, mas o posterior. Vou estudar com calma, mas com afinco.

Eu nunca pensei que sentiria tanta vontade de estudar. <3

Quem vem comigo rumo à RF?

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Fase do desespero

Não sei o que é pior, estudar ou esperar pelos resultados. Posso dizer que a minha ansiedade é tão grande que de domingo para cá, eu fiquei o dia inteiro na frente do computador FAZENDO ABSOLUTAMENTE NADA, apenas procurando tentar adivinhar minha nota, minha posição e se eu estava reprovada.

De acordo com o ranking do NEAF, eu estou dentro, mas vai saber. A única vantagem dessa tensão toda é que eu a estou dividindo com todos os candidatos que estão nesta busca também, e assim fica mais fácil esperar e o tempo passa mais rápido.

Posso ver o lado bom de tudo isso: pelo menos tenho possibilidade de aprovação. Não fui reprovada de cara. Ou seja, talvez eu faça parte do TJ (uh uh).

Como diria o Clodovil: - Será que eu chego?


Ranking do NEAF

http://www.neafconcursos.com.br/gabarito-tjsp-escrevente-2014/seleciona-regiao/

Gabarito Oficial da Vunesp (antes dos recursos)

http://www.vunesp.com.br/TJSP1402/TJSP1402_306_022009.pdf

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

GABARITO PROVISÓRIO DO TJ

Se alguém notar algum erro, me avise.


1 - Em que
2 - Os alunos beneficiados têm pouca
3 - Ratifica a ideia
4 - Governamentais
5 - Candidatos convencionais
6 - Conclusão
7 - Ficou encantada
8 - Nula... bastante Semelhante
9 - Representou algo inusitado
10 - Pequeno
11 - Transplantei-o
12 - Beijado pelo vento do mar
13 - Simplicidade
14 - Sou um ignorante
15 - Ganhou uma condição
16 - Um amigo declarou que meu pé de milho era capim. Outro amigo, que era cana. Já viu, leitor, um pé de milho?
17 - A busca pela verdade necessita de proteção
18 - É melhor seguir pleos caminhoa da verdade, distanciando-se da alienação
19 - Se você mantiver nos aminhos da verdade
20 - de que... que... em
21 - A democracia e a livre-iniciativa seriam prerrogativas
22 - Á... as... à
23 - O governo chinês recentemente
24 - deixam... indicam... deixarão
25 - Criação de um banco
26 - O grupo formador surgiu no Iraque
27 - ONU
28 - RJ
29 - 1000
30 - 12
31 - 256
32 - 4800
33 - 68
34 - 1,25
35 - 10%
36 - 400
37 - 2/3
38 - 93
39 - será copiado para a pasta de destino
40 - área de trabalho
41 - 50%
42 - transpor
43 - 1, 2, 3, 4, a, b, c, d, e, f
44 - 11500
45 - viúva... orfã
46 - É A TABELA QUE NÃO TEM NADA MESCLADO
47 - Página inicial
48 - paisagem e retrato
49 - slide mestre
50 - trajetória
51 - E de escurecer
52 - Pontinho B
53 - Não acontece nada nas caixas postais
54 - cookie
55 - 10
56 - Se fiquei nervoso ou não estudei muito, então não passei no exame
57 - É a opção em que bolinha branca e preta estão do lado direto, uma atrás da outra
58 - Todos os técnicos gostam de informática ou existe algum chefe de seção que não sabe que isso acontece
59 - r
60 - Márcia é advogada e Luiz é engenheiro
61 - João é servente ou Robson não é servente
62 -  scães que latem possuem quatro patas
63 - Luiz pertence ao partido dos professores
64 - 870 000
65 - Pratica corrupção passova p funcionário público que solicita...
66 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar
67 - Coação no curso do processo
68 - Dar causa à instauração de investigação policial de processo judicial...
69 - Considera-se funcionário público quem, embora transitoriamente, exerce cargo, emprego ou função publica
70 - Apropriar-se de dinheiro
71 - tiver funcionado como juiz de outra instância
72 - Ainda que ausente ou foragido
73 - Mandado
74 - Sim, a prosão preventiva
75 - Absolvição sumária do acusado
76 - é irrecorrível quando homologada
77 - ter intneresse no julamento da causa em favor de uma das partes
78 - podem as partes, reduzir ou prorrogar dilatório
79 - contra o revel que não tenha patrono
80 - quando o juiz não o determinar de ofício
81 - sem a anuência do recorrido
82 - sociedades
83 - cobrança de diferenças salariais
84 - serão equivalentes às emedas 3/5 em dois turnos
85 - As associações poderão ter suias atividades SUSPENSAS
86 - é vedadda a croação de mais de uma organização
87 - pode acumular os dois cargos de professor, desde que haja compatibilidade
88 - voluntariamente, observada as condições de idade.... cinco anos no cargo efetivo
89 - os tribunais e juízes militares
90 - não deve permitir que a empresa participe.... com o tribunal
91 - o servidor não poderá recusar-se a protocolar
92 - a autprodade que aplicar a pena de suspensão... 50%
93 - ---------------- NÃO SEI -------
94 - a conduta de improbidade... dano ao erário
95 - perda de bens e valores acrescidos.... creditícios
96 - considera joão sujeito à pena de demissão a bem do serviço público
97 - os procedimentos disciplinares e sindicâncias administrativas da corregedoria permanente....
98 - os servidores dos oficios de justiça deverão se adaptar
99 - o escrivão deverá conferir, arrolar e quantificar
100 - os escrivães judciais e os chefes de seção

domingo, 7 de dezembro de 2014

Prova do TJ

Olá!!!

Vamos por partes porque eu estou exausta!!!

Primeiro, não sei por que carga d'água, a Vunesp gosta de mandar o concurseiro atravessar a cidade. Eu fui para o ponto oposto da cidade. Fui de metrô e ônibus e mesmo assim já fiquei cansada de tanta baldeação. Chegando lá, ainda tive que ficar debaixo de sol, mas tudo bem, pois consegui pegar uma sombra depois.

Fui a primeira a chegar à minha sala. Depois a sala não lotou muito. Faltou uma boa parte, acho que mais que os 30% que costumam faltar. Talvez metade. Nunca fiz uma prova com tanta folga física. No último concurso que fiz para escrevente, quase tive trombose de tão apertada que eu estava. Tive a sorte de ficar em um lugar tranquilo. Muitas pessoas reclamaram nas redes sociais de terem que fazer a prova com barulho, com gente gritando na rua, etc. Pelo menos nisso eu tive sorte.

Mas vamos à prova que é o que interessa:

Português: Eu achei muito muito fácil. Espero que eu não tenha errado nada de bobeira.

Matemática: Foi o cão dos infernos, mas conferindo algumas respostas no FB com outros candidatos, acho que acertei mais de 6.

Raciocínio: Fui bem, suponho. Mas posso ter caído em pegadinhas.

Direito: Acho que acertei pelo menos 4 de cada, o que é ruim porque devia ter acertado pelo menos 5, mas eu consegui sacar várias pegadinhas.

Atualidades: Vou saber onde tem ebola? Poxa, eu estudei política internacional, cúpulas, guerras, pacotes econômicos para cair numa pergunta que a resposta é Rio de Janeiro apenas? Pelo menos BRICs e Jihadistas eu acertei.

Informática: Acho que acertei 12 ou 13.

Fui a última a sair da sala. Faltavam duas questões de matemática, sendo que uma eu chutei e acertei e a outra foi chute de Roberto Baggio.

Estou aguardando. Acho que tirei uma média boa, mas não suficiente para aprovação.

:-(

Mais uma reprovação?



quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Um dia no tribunal

Hoje, por uma coincidência do destino, tive que ir até o Fórum João Mendes para resolver questões alheias ao concurso e diferente das outras vezes, eu fiquei observando com mais detalhes o funcionamento de tudo.

Observei com detalhes o trabalho dos escreventes, pude diferenciar o escrevente do escrevente-diretor (ou escrivão). Fiquei observando os advogados no balcão, as solicitações que fazem e como o escrevente o atende. Basicamente o advogado chega no balcão, pede vista ao processo, o escrevente vai no SAJ/PG, verifica onde está o processo e o advogado consulta ali mesmo no balcão. Vi, também, que tem apregoado na porta aquele artigo em que é vedado receber e juntar petições que não tenham sido encaminhadas pelo setor de protocolo. Além disso, as estantes tomam TODO ESPAÇO da parede. Vai até o teto e o teto é alto. E todos os espaços são tomados de processos. Aviso a quem tem rinite: Procure negociar ficar em um local que seja mais aberto ou que não tenha contato direto com processos. Acho que na emissão de certidões cíveis e criminais. Não tenho bem certeza se eles são escreventes, mas se for, acho que é uma possibilidade a ser contemplada, pois, apesar de limpo, é muito papel e acaba ficando aquele cheiro no ar.

Outra coisa que eu observei é que tem um restaurante/cafeteria no sétimo andar que é até interessante, mas tem poucas opções. Tem café expresso, para quem, como eu, é louco por café e não é muito caro. Acho que para comer lá não se gasta mais do que R$ 15,00 no almoço e no café da manhã menos de R$ 10,00.

Quem está vindo de empresa privada vai estranhar um pouco a estrutura. Os móveis são velhos, o piso beeeem feio na parte interna. Aquela pomposidade só é externa mesmo. Onde ficam os escreventes é meia boca. Mas a gente não tá lá pra desfilar, né? Isso é o de menos. Algo me deixou mais tranquila depois de ter ido lá. Não foi muito coincidência eu ter que ir lá três dias antes da prova?

Só digo uma coisa: Quem cair no Fórum João Mendes vai trabalhar pra caramba ao quadrado. Acho até que dá pra emagrecer.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Exaustão

Hola!!!

Como vai você?

Eu estou só o pó. Já estou exausta de tanto estudar, porém, não acho que vou chegar na prova e arrebentar. Mais do que 50% eu acerto, só que 50% não é suficiente para nada. Estou vivendo essas duas últimas semanas sem me forçar tanto a estudar. Estudo as 5 horas habituais e não adianta forçar mais. Tenho um amigo que estuda até o último minuto da prova, porém, eu gosto de considerar muito meu psicológico e estou deixando-o descansar.

Essa proximidade com a data da prova me tem deixado ansiosa (ou tem me deixado? Não sei. Sou péssima em pronome oblíquo átono) e para piorar, fatores externos estão atrapalhando a minha vida. Eu consegui dois empregos, para começar no mesmo dia, kkkkk. Quando eu procuro, nunca acho. Agora que estou focada no concurso, aparece um monte. Em ambos eu pedi para começar no dia 08, mas não especifiquei de forma verdadeira, só disse que estava resolvendo uns problemas e ambos disseram não, daí eu fiquei com receio de falar que não queria os empregos, agora eles estão atrás de mim e isso está piorando o meu nervosismo. O celular fica tocando e eles querem satisfação; Eu simplesmente não podia falar que ia querer o emprego temporariamente porque aguardava aprovação para o concurso do TJ. Quem ia me contratar? É algo que eu posso me arrepender? Sim. Mas nessa vida, principalmente a de concurseiro, a gente tem que dar as caras pra tudo. Quem não arrisca não petisca.

Enfim, acredito que todos devem estar assim, completamente tensos. Ou melhor, todos não, os que estudaram. Os que não estudaram, vão numa boa e são capazes de ir bem na prova só porque estão relax e não porque estudaram.

Estamos terminando a guerra, pessoal.

Pra piorar, morreu o Chaves Bolaños. :-(




quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Simuladão NEAF

Ando bem sem tempo de escrever. Aliás, ando sem tempo de fazer as unhas, passar roupa, limpar a casa ou fazer qualquer coisa que uma pessoa normal faz. Ando estudando consideravelmente. Estudo sério mesmo! Sabe? Faço exercícios todos os dias, vejo aulas com professores, leio e releio as matérias, faço provas até esgotar. Quando tenho alguma dúvida, vou atrás da informação.

Porém, meu resultado no simuladão do NEAF foi aquém da minha capacidade. Devo ressaltar que adoro o NEAF, há professores muito bons, eles esmiúçam o edital para aplicar cada conteúdo de forma muito detalhada, só que esse simuladão foi meio sem razão de ser. Não é que foi difícil, ele foi fora do que a Vunesp cobra.

Posso falar com propriedade sobre as provas de português, pois eu fiz centenas delas. Centenas mesmo! Entrei no site do PCI e imprimi quase todas da Vunesp, excetuando as de ensino fundamental ou as de ensino médio que eram muito fáceis. A Vunesp segue um padrão, sempre com mesmo tipo de questão e nos últimos anos, principalmente, voltou mais para interpretação de textos. A prova de língua portuguesa aplicada pelo NEAF fugia um pouco do padrão.

Já as provas de direito seguiam um padrão totalmente diferente. A maioria das perguntas era para procurar a incorreta ou então para responder se 1, 2 ou 3 estavam certas, sendo que essa formatação de questão raramente cai na Vunesp. Eu, pelo menos, nunca vi. A parte de informática ficou fidedigna ao padrão Vunesp. Eram os mesmos estilos de questões.

Eu já fiz prova da Vunesp para escrevente em 2010 (que foi o ano que eu não estudei), 2012 (que foi o ano que eu dei uma olhada na matéria, pois estava estudando para ATA) e nas duas provas me saí bem em português e tive uma média quase batendo na trave para aprovação. Essa prova do NEAF me decepcionou.

Eu estou falando só do simuladão, já sobre as aulas, super recomendo. Ainda bem que não é o NEAF que aplica as provas. Eu lembro de alunos dando depoimento que choraram no simuladão (ou algum teste do NEAF) e no final foi aprovado na prova. Espero que esse seja o meu caso, porque eu me esforcei tanto. :-(


Leiam direito o que eu estou escrevendo: Não estou criticando o NEAF, apenas o simuladão.

Sabe de nada, escrevente!

Eu não sei de nada, inocente! Ai que coisa louca. Sete meses estudando e eu estou com medo da prova. Será que vou ser reprovada como na prova do ATA, que eu estudei pra caramba, cheguei na prova e ela riu de mim?

Andei pesquisando o tempo que os escreventes estudaram em média, eles sempre estudaram pouquíssimos meses, três ou quatro e passaram. Não levo em conta o tempo, o que vale é qualidade, mas eu me dediquei tanto por tanto tempo que acho injusto eu não passar.

:-(

sábado, 15 de novembro de 2014

Vocês querem saber como eu estou indo em matemática???

Vou dar um exemplo rápido dos resultados dos meus estudos nos últimos meses:

Estudei até de madrugada, fui dormir bem tarde - ou cedo, dependendo do ponto de vista - com o intuito de acordar a tempo de ir à feira para comprar couve, pois couve no mercado tem um aspecto muito bizarro, então tenho quer ir à feira se quiser comer couve. Levantei por volta de 11 horas, após ter dormido muito pouco, vesti uma roupa correndo e fui até à feira.

Chegando lá, comprei algumas coisas e quando estava saindo, vi que tinha uma barraca de grãos. Decidi comprar lentilhas que custava R$ 5,00. Dei uma nota de R$ 10,00 e a mulher me voltou duas de R$ 2,00 + uma moeda de R$ 1,00. Eu olhei o dinheiro e falei:

- Senhora, aqui tem troco a mais. Aqui tem R$ 6,00. - E ainda devolvi R$ 0,50.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A mulher relutou, falou que não, que tava certo. Depois de um século tentando absorver o que estava acontecendo é que eu vi que eu não sei contar até cinco. Tudo bem que eu havia acabado de acordar, mas, poxa, era só contar até cinco.

Pois bem, é esse tipo de concorrente que vocês terão na prova.



terça-feira, 11 de novembro de 2014

Ou mostra os peitos ou mostra a bunda

Sabe quando alguém está com um vestido curtíssimo, daí quer cobrir mais os peitos, puxa o vestido e aparece a bunda, daí vai cobrir a bunda e aparecem os peitos? Pois bem, é assim que está a minha vida de concurseira. Estudo Direito Penal, daí esqueço Direito Administrativo, daí estudo Direito Administrativo e esqueço Direito Penal, aí vou para Direito Processual Penal e esqueço Direito Processual Civil.

Não sei se foi do William Douglas que eu ouvi que o cérebro equivale a milhões de computadores e tem espaço suficiente para guardar zilhões de informações, logo, seria plenamente viável armazenar todas as matérias. Só que está meio impossível. 

O jovem de 25 anos aprovado em primeiro lugar para o cargo de juiz federal, Pedro Santos, endossa o que eu disse:

G1 – Qual a dica para aquelas pessoas que estão há muito tempo estudando, mas ainda não conseguiram uma aprovação?
Pedro Santos – É preciso ousar e abandonar a zona de conforto. O candidato jamais se sentirá integralmente preparado. O conteúdo é vasto. Estuda-se direito constitucional, esquecem-se alguns detalhes do direito administrativo; volta-se para administrativo e esquecem-se outros temas essenciais de penal, e assim por diante. Nunca me senti 100% em nenhuma prova.

Por isso, é meio difícil saber se está preparado ou não. :-(

domingo, 9 de novembro de 2014

Se nada der certo...

Complete a frase:


Se nada der certo, eu...

a) Viro hippie;
b) Vou vender açaí;
c) Vou vender Avon;
d) Finjo uma doença e entro no INSS;
e) Presto concurso.

Pode parecer ingrato da minha parte, mas eu só vim parar nessa vida de concurseira após tudo ter dado errado. Faculdade deu errado, empregos idem. E a minha vida virou uma avalanche. Porém, apesar de ter vindo parar nessa meio que obrigada, eu me encontrei aqui. É como se a vida estivesse me empurrando para chegar até aqui.

Pela primeira vez na minha vida eu estou naquela fase "Eureka! Encontrei o que eu quero ser quando crescer". Esses dias eu vi uma atriz na TV reclamando que não conseguia emprego. Imediatamente eu pensei que ela podia estudar para concurso. Não especificamente no caso dela que já tinha lá os seus 70 anos ou mais, mas inúmeras vezes vejo atores mendigando emprego na TV em vez de tentar estudar para concurso.

Não estou impondo isso como regra, mas é uma boa alternativa. Um grande bom exemplo de que mesmo sem condições é possível passar em um concurso é o caso do Ubirajara que passou para o Banco do Brasil.

Por fim, entendo que é difícil enxergar essa saída. Eu só fui vê-la agora. Então...

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Falta um mês para a prova

A um mês da prova, eu já estou toda detonada. Olha que só estudei 6 meses e completarei 7 até a data da prova. Imagina aquele pessoal que estuda para auditor durante 3 anos, sem tomar sol, sem sair para nada?

Duas coisas que estão me fazendo mal são: Primeiro a falta de sol. Tanto que apareceram umas bolinhas no meu braço, eu fui pesquisar e descobri que é falta de sol. Segundo é que eu meu corpo está pedindo arrego por falta de exercícios. Comecei, então, a pedalar em casa mesmo há algumas semanas. Devia ter começado antes. Muitos concurseiros aprovados em concursos maiores dão essa dica de praticar exercícios durante a preparação para a prova, mas eu ignorei e percebi a importância. O corpo não aguenta tanto sedentarismo.

Mesmo dando o meu melhor e me transformando num trapo humano, estou sentindo que a Vunesp vai me dar uma surra no dia da prova :-(. Tenho ainda mais 30 dias para isso. 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Estão querendo acabar com os concursos

Outro dia vi uma espécie de estudo em que uma pessoa de um determinado instituto descia o cacete no funcionalismo público. Entre seus argumentos estavam o de que não se pode exigir muito de alguém que não pode ser mandado embora, pois não vai se esforçar sabendo que o lugar está garantido e que o critério de seleção não é capaz de avaliar capacidade e outras groselhas que não merecem muita atenção.

Hoje eu fui em dois bancos para resolver dois assuntos. Um deles era a Caixa Econômica, banco público com mais de 100 anos e que usa o concurso como critério de seleção. Enquanto eu esperava a minha senha aparecer no visor, fiquei reparando nos caixas. Alguns jovens, outros visivelmente com mais de 40 ou 50 anos. Fui atendida e segui para o outro banco. O outro era um banco privado. Olhei os caixas para comparar e todos eram jovens, acho que não passavam dos 30.

Quando fiz esse comparativo, na hora me lembrei da publicação daquele cara que falava que só havia desvantagem no funcionalismo público. Pensei que se não fosse o emprego público, que é, na minha opinião, o método mais democrático de admissão, aquelas pessoas que estavam no caixa da Caixa, talvez não tivessem a possibilidade de estar no mercado de trabalho. Essas pessoas, além de exercerem suas funções, como eu pude atestar, já que fui atendida, também fazem rodar a economia. Se o crítico acha que o funcionário está mamando nas tetas do governo, saiba ele, que existe um mecanismo que funciona muito bem. Existe a empregabilidade até os 70 anos e o recebimento mediante trabalho, diferente do bolsa-família. Além do que, o dinheiro que o funcionário recebe, volta ao mercado para girar a economia.

Sinceramente, não sei que falta do que estudar é essa. Não vejo necessidade de reformas no sistema público. Muito pelo contrário, tenho receio de que mude. Já pensou se o método de aprovação fica a cargo das famosas perguntas "Cite uma qualidade", "Cite um defeito", "Se você fosse um animal, qual seria?". Achar que perguntar que tipo de animal você gostaria de ser é mais válido que uma prova que testa capacidade é simplesmente ridículo.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Difíceis escolhas :-(

Eu não estou procurando emprego. Meu foco principal é o concurso. Quando passar a prova, mesmo aprovada, aí sim eu vou querer trabalhar porque dependendo da colocação, vou demorar para ser chamada. Ontem me ligaram sem eu nem mandar CV, oferecendo um emprego numa empresa boa, com o salário mais ou menos igual ao de escrevente. Só que a empresa é um pouquinho longe. Tem que ir de trem.

Até aí tudo bem, se eu não tivesse estudando para concurso, eu iria sem pensar. Porém, caso eu comece a trabalhar agora, vou chegar cansada em casa, me desgastar no deslocamento e não vou poder dar o meu melhor. Eu já acostumei com essa rotina de descansar bastante para aprender, ter tempo para estudar com calma e fazer o cronograma que eu bem entender.

Eu até aceitei ir à empresa, mas hoje, quando amanheceu, eu decidi ficar em casa. Não quero ter que perder um mês de estudo por conta de ter um salário esse mês. Eu não estou com dinheiro sobrando, mas acho que na vida temos que fazer sacrifícios. Quem sabe esse um mês que eu fico em casa é o equivalente a duas questões acertadas a mais na prova e me coloca numa aprovação?

Enfim, sei que é difícil fazer escolhas e, embora eu possa me arrepender um dia, tive que recusar o emprego. 

Gostaria que a prova fosse na próxima semana

Praticamente já matei o conteúdo, faltando apenas Normas que eu ainda sequer abri. Porém, é uma matéria curta, possível de se extinguir em poucos dias.

Por que a pressa? Porque eu estou muito ansiosa. Excessivamente. Estou calculando ficar com nota 8, sendo bem realista quanto aos meus possíveis acertos e, principalmente, aos meus erros. Sei que não vou gabaritar nenhuma matéria. Para direito eu estou calculando errar uma de cada, que é a média do que eu venho acertando. Salvo grandes alterações na prova, é mais ou menos isso que vou acertar. Português eu vou ficar entre 21 e 23 acertos. Matemática e RL e estou bem receosa. Chuto acertar 6 de casa. Informática 11, Atualidades 4. E minha média será 8 redondo. :-(

Não sei se haverá mais evolução em um mês... Por mim, já marcavam a prova para domingo agora e ponto final.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Professor Sylvio Motta do EVP

Vocês sabem que é humanamente impossível cumprir um edital se não houver prévia preparação, não é? De preferência longos meses antes. Cumprir o edital de escrevente do TJ não é tão difícil assim, mas é trabalhoso e exige muito tempo. Algumas aulas são demoradas e se uma pessoa tivesse que estudar todas as matérias do zero, acho que demoraria um ano e meio. Principalmente se tiver que estudar Português, pois eu considero uma matéria muito complexa. A vantagem é que eu já manjo dos paranauê e só fiquei respondendo questões. Isso já me garantiu alguns meses de vantagem. Tem gente que não gosta de Português, eu gosto.

Outra matéria que eu não estou estudando por aula é Direito Constitucional. Por que eu sou gênio? Não, porque tive um professor gênio. Para quem não sabe, eu comecei estudando para outro concurso em 2012. Fui reprovada. Sentei e chorei. Nesse momento saí da fila dos concursos, se tivesse continuado, pelo menos agora em 2014 eu poderia ter assumido algo. Mas não adianta chorar pela água da Cantareira que não existe mais. Naquela época eu estudei com um professor chamado Sylvio Motta, salvo engano, ele ainda dá aula no EVP. Minha primeira impressão foi que ele era muito lento. Não é do tipo animado, que motiva os alunos com piadas, com choque, com músicas, com gritos, etc. Ele fala pausadamente, mostrando exemplos e com um linguajar diferenciado. Eu diria que ele fala de maneira excessivamente culta. Uma maneira bonita, cheia de floreios. Inclusive eu passei a anotar algumas palavras para incluir no meu vocabulário. Confesso que meu vocabulário continua chulo. Eu não gostei inicialmente, mas continuei as aulas e me apaixonei. Ele torna o Direito Constitucional mais fácil ainda. E o que eu percebi é que todo conhecimento que aprendi com ele ficou engendrado no meu cérebro, tanto que eu só reli Constitucional e lembrei de todos os exemplos que ele me deu.

Moral da história: Aula boa te dá conhecimento temporariamente para uma prova e aula ótima te dá conhecimento eterno.

(Filosofei haha)

P.s.: Não estou fazendo propaganda do EVP, até porque estudo pelo Canal de Concursos, pelo NEAF, etc, etc e etc.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Estrela cadente!

Eu estava estudando na sala e ouvi uns barulhos. Como sou super desconfiada com barulhos, fui verificar se era um ladrão, porque eu ia acabar com ele na porrada. Abri a janela e vi uma estrela cadente! Não, não era a estrela fazendo barulho, era minha geladeira (isso porque é nova).

É só isso, nada demais. Só queria compartilhar com vocês. Espero que me dê sorte.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Arrependimentos

Vou fazer uma listinha dos maiores arrependimentos da minha vida.



5º - Todos meus relacionamentos amorosos;

4º - Não ter escolhido o curso de direito;

3º - Ter trabalhado em empresas privadas;

2º - Ter sido reprovada no TJ anterior e não ter continuado estudando;

1º - Ter terminado o segundo grau e ter feito faculdade em vez de ter estudado para concurso.


Eu admiro quem tem menos de 20 anos e já entrou nessa onda de concurso.

Beijos, vou estudar!






terça-feira, 28 de outubro de 2014

Feliz dia do funcionário público!!!

Parabéns a todos aqueles que estudaram até arrancar a alma e conseguiram conquistar o tão sonhado emprego público. No próximo ano vou comemorar com vocês, porque dessa vez eu vou passar!!!

domingo, 26 de outubro de 2014

Domingo e outras coisinhas

Hoje é domingo. Dia sagrado, dia de assistir ao Programa Silvio Santos. O único programa que deixa o fim de semana alegre. Antigamente, quando era fim de domingo, aparecia aquela música do Fantástico que deixava tudo fúnebre e a semana começava deprimida. Há anos não assisto ao Fantástico e parei de sentir essa tristeza pré-segunda. Assisto ao Silvio Santos agora e quando começa aquela musiquinha "Silvio Santos vem aí" eu fico feliz. Sério. Tem gente que não acredita na minha emoção e zomba de mim, mas eu não ligo.

Então, domingo é dia de dar uma pausa nos estudos, só que agora eu não dou pausa, dou uma desacelerada. Hoje só estudei umas poucas horinhas. O resto do tempo tirei para, entre outras coisas, votar. 

Aproveitei para fazer coisas de mulherzinha, como fazer as unhas, colocar máscara de argila, fazer sobrancelha. Se um homem soubesse quão grande é o sacrifício de uma mulher antes de colocar os pés na rua, daria mais valor. E olha que eu ainda sou bem básica, não faço nem metade do que as vaidosas fazem.

Enfim, hoje foi um dia de dar uma relaxada. Afinal, se não houver essa pausa, "nóis explode". Ah, outra coisa que eu queria compartilhar com vocês, é que eu estou muito feliz porque estou respondendo questões e estou sendo capaz de analisá-las antes de respondê-las. Isso é ótimo, porque  não é só um chute numa determinada alternativa. Eu sei o motivo pelo qual estou excluindo as outras quatro. Nossa, isso não tem preço. É uma satisfação enorme ver os meus esforços tomando corpo!!!

sábado, 25 de outubro de 2014

O quanto se exige de um concurseiro???

Sei que para passar no funil dos concursos públicos, a prova tem que ser cada vez mais elaborada, senão todo mundo passa. Imagine que os 70.000 inscritos para a capital sejam aprovados? O próximo concurso seria somente daqui a 20 anos.

Por esse motivo, as bancas cada vez mais elaboram as provas com dificuldades a serem ultrapassadas pelos concurseiros. E eu pergunto: Até que ponto o conteúdo pode ser considerado condizente com o cargo?

Quem está estudando Direito Processual Penal, já se deparou com o artigo 581, que trata de recurso em sentido estrito. Vocês sabiam que esse conteúdo é dado, em média, no quarto ano do curso de direito? Não tenho propriedade para falar sobre todas as universidades, até porque não fiz pesquisa, mas se em uma universidade é assim, nas outras não deve ser tão diferente. Uma outra situação que confirma que há uma sobrecarga de matéria para o concurseiro é fato de vários concurseiros formados em direito afirmarem que o que viram no edital é superior ao que aprenderam na faculdade. 

É uma sobrecarga muito grande e eu não estou me referindo a concursos de ensino superior, estou falando deste de escrevente mesmo. Será que há tanta necessidade de aprofundar tanto? Tá, eu estou reclamando à toa, pois no caput deste texto eu mesma já afirmei que isso é necessário para pinçar os melhores.

Onde você vai querer trabalhar?

Eu carrego dentro de mim o sonho de adentrar o fórum como escrevente. E sempre que visualizo essa cena, vejo essa imagem da figura. Acho linda! Mas talvez eu escolha o Centro Administrativo do TJ. Não sei se pode escolher. Sei que os primeiros podem, não sei se todos conseguem. Quem de vocês será meu colega na Consolação ou na Sé? Tomara que consigamos!




CENTRO ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Rua da Consolação, 1483 - Consolação - Tel.: 3231-1188


COMPLEXO JUDICIÁRIO DO IPIRANGA
Rua dos Sorocabanos, 680 - Ipiranga - Tel.: 2272-7507


COMPLEXO JUDICIÁRIO MINISTRO MÁRIO GUIMARÃES
(FÓRUM DA BARRA FUNDA)
Av. Dr. Abraão Ribeiro, 313 - Barra Funda - Tel.: 2127-9000


CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA
Pça. Pedro Lessa, 61 - Centro - Tel.: 3227-2805


FÓRUM DA FREGUESIA DO Ó
Rua Tomás Ramos Jordão, 101 - Freguesia do Ó - Tel.: 3991-9800


FÓRUM DA LAPA
Rua Clemente Alvares, 120 - Lapa - Tel.: 3831-5246


FÓRUM DA LAPA II (INFÂNCIA)
Rua Aurélia, 650 - Vila Romana - Tel.: 3673-9821


FÓRUM DA PENHA
Rua Dr. João Ribeiro, 433 - Penha - Tel.: 2093-6612


FÓRUM DAS EXECUÇÕES FISCAIS
Pça. Almeida Junior, 35/72 - Liberdade - Tel.: 3277-3676


FÓRUM DE GUAIANASES
Estrada de Poá, 696 - Guaianases - Tel.: 2557-7305


FÓRUM DE ITAQUERA
Av. Pires do Rio, 3.915 - Itaquera - Tel.: 2051-8680


FÓRUM DE PINHEIROS
Rua Jericó s/ n - Pinheiros - Tel.: 3815-4844


FÓRUM DE SANTANA
Av. Eng. Caetano Alvares, 594 - Casa Verde - Tel.: 3951-2525


FÓRUM DE SANTO AMARO
Av. Adolfo Pinheiro, 1992 - Santo Amaro - Tel.: 5522-8833


FÓRUM DE SANTO AMARO II
Rua Alexandre Dumas, 206 - Santo Amaro - Tel.: 5548-3199


FÓRUM DE SÃO MIGUEL PAULISTA
Rua Afonso Lopes de Baião, 1736 - São Miguel Paulista - Tel.: 2052-8098


FÓRUM DE VILA PRUDENTE
Av. Sapopemba, 3.740 - Vila Diva - Tel.: 2154-4400


FÓRUM DO BUTANTÃ
Av. Corifeu de Azevedo Marques, 150 - Butantã - Tel.: 3721-6830


FÓRUM DO IPIRANGA
Rua Agostinho Gomes, 1455/1457 - Ipiranga - Tel.: 2273-2204


FÓRUM DO IPIRANGA - BLOCO II
Praça Nami Jafet, 235 - Ipiranga - Tel.: 2272-7507


FÓRUM DO JABAQUARA / SAÚDE
Rua Joel Jorge de Melo, 424 - Vila Mariana - Tel.: 5574-0355


FÓRUM DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL CENTRAL
Rua Vergueiro, 835 - Paraíso - Tel.: 3207-5183


FÓRUM DO JUIZADO ESPECIAL DIGITAL
Largo São Bento S/N - Centro - Tel.: 3313-5548


FÓRUM DO TATUAPÉ
Rua Santa Maria, 257 - Tatuapé - Tel.: 2097-0303


FÓRUM HELY LOPES MEIRELLES
Viaduto Dona Paulina, 80 - Centro - Tel.: 3242-2333


FÓRUM JOÃO MENDES JR
Pça. João Mendes, s/n - Centro - Tel.: 2171-6000


FÓRUM DAS VARAS ESPECIAIS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
Rua Piratininga, 105 - Brás - Tel.: 3208-7118


PALÁCIO DA JUSTIÇA
Rua Onze de Agosto, s/n - Centro - Tel.: 3242-9366


TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Praça da Sé, s/n - Centro - Tel.: 3242-9366


TRIBUNAL DE JUSTIÇA - PÁTIO DO COLÉGIO
Pátio do Colégio, 73 - Centro - Tel.: 3292-4900

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Cansada, mas feliz!!!

Nessa reta quase final, eu consegui intensificar os estudos. Estou até indo bem. Acertando questões e conseguindo absorver mais coisas. O estranho é que eu estudo o dia inteiro, mas líquido só dá entre 5 e 6 horas. Por isso eu duvido de quem fala que estuda 12 horas por dia, pois 12 eu também estudo, mas líquida não dá muito não. Eu paro pra comer, para tomar banho, mesmo estando em São Paulo, para lavar louça, mesmo estando em São Paulo, paro para cozinhar, limpar a casa, etc. Não tem como não parar, porque não tenho empregada, nem terei nos próximos 10 anos, segundo minhas contas.

Estou feliz e esperançosa. Espero estar entre os primeiros porque a minha ânsia de assumir logo é muito grande. Sério, se eu ficar muito entre os últimos, demora muito pra assumir. Como vocês viram, tem gente do concurso de 2012 que só assumiu recentemente. Quero muito trabalhar. Não estou só naquela de olhar para o contra-cheque, quero muito colocar a mão na massa. Vou ficar muito feliz!!! :-)

E você, como está se saindo nesses últimos 40 dias?


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

sábado, 18 de outubro de 2014

Evolução quantitativa das provas de escrevente do TJ

Estava eu aqui imprimindo novamente as provas anteriores de escrevente do TJ e pude constatar a alteração na quantidade de questões:

2006 - 70 questões com 11 páginas;

2007 - 80 questões com 12 páginas;

2010 - 80 questões com 14 páginas;

2012 - 80 questões com 14 páginas;

2013 - 80 questões com 14 páginas;

2014 - 100 questões provavelmente com 18 páginas.

Isso não quer dizer nada, é somente um comentário. :-)


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A vida sempre me "avisou" sobre concursos públicos

Não é de hoje que eu venho sendo empurrada por forças superiores para o mundo dos concursos. Só que somente agora eu pude perceber como as coisas aconteceram e como eu vim parar aqui.

Escolhi a faculdade errada. Durante a faculdade, as coisas aconteciam para que eu desistisse e mudasse de curso, mas eu não mudei. Depois fui fazer estágio em uma empresa pública e, ali, já era para eu ter sacado que seria uma ótima oportunidade de trabalhar em uma repartição pública. Depois parti para empresas privadas e nunca deu certo. Na primeira vez já era para eu ter sacado que ali não era o meu lugar. Depois voltei a trabalhar em empresa pública, como terceirizada e ali tomei gosto por concurso, mas acabei saindo de lá. Porém o gosto me acompanhou, aí eu estudei para concurso, fui reprovada e parei. Foi uma das coisas mais estúpidas que já fiz.

Agora, quando eu me preparava para começar em mais uma empresa privada, sofro um acidente que me obriga a ficar meses em casa e no mesmo momento, começam os rumores de que vai sair o edital para escrevente. Quer coincidência melhor que essa? O destino até me fez sofrer um acidente para me colocar nesse rumo. É como se estivessem me obrigando. Eu sou muito cética, mas acredito em algum tipo de energia que não sei explicar muito bem. Acho isso tudo muito legal. É o universo tomando decisões por mim, já que até agora eu só enfiei os pés pelas mãos.

Espero que o meu esforço dê resultados. Esse concurso vai ser a menina dos olhos da minha vida. Eu vou conseguir!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Você vai prestar prova para a capital? Aqui não tem água!

Estamos numa das maiores cidades do mundo e estamos quase sem água. A culpa é dos céus? Não! É de todo mundo:

  • Da Dilma que em vez de investir em infraestrutura no Brasil, investiu no Porto de Mariel em Cuba;

  • Da Dilma que jogou um bilhão pelo ralo comprando a refinaria de Pasadena no Texas;
  • Do indivíduo que escova os dentes com a torneira aberta;
  • Do indivíduo que lava calçada com mangueira;
  • Do indivíduo que lava roupa todo dia - sim, eu já vi isso;
  • Do indivíduo que come carne. Caso você não saiba, para produzir um kg de carne, são gastos 15.500 litros de água. Agora divida isso por 3 refeições, supondo que se consiga comer um kg de carne em 3 refeições. Você realmente acha que vale a pena gastar 5.000 litros de água por refeição? Fora os demais acompanhamentos;
  • Da televisão que mostra pessoas tomando banho lentamente e a água indo embora como se não houvesse amanhã.

São diversos fatores, muito além desses que eu citei, mas, principalmente dos governantes que estão aí há anos no poder sem nunca se preocupar com o mais essencial de tudo: a água. Acho que ao criar uma população ignorante, que não tem informações sobre coisas óbvias como o uso consciente dos recursos naturais, é obrigação do governo orientar com muito afinco sobre a importância de economizar água. Devia passar na TV entre cada propaganda. Se em época de eleição é possível a gente ver uma propaganda política intercalando as propagandas publicitárias, também é possível ser útil.



quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Faltam 52 dias para a prova

Faltam 52 dias para a prova e se eu estivesse sendo entrevistada pelo TV Fama da Rede TV, eles me perguntariam:

- Como é que tá esse coração, hein?

- Acelerado!

É, galera, eu não estou me garantindo tanto assim não. Apesar dos esforços, eu sinto que não estou plena. Percebo melhoras consideráveis, mas nem perto de conseguir estar entre as vagas. Sei lá, faço minhas contas e chego à conclusão de que vou tirar 7,3. No concurso anterior, o último colocado tirou 7,9. E ser o último ainda leva muito tempo para ser chamado. É lógico que eu prefiro ser a última do que não ser aprovada, mas gostaria de tirar acima de 8,6 para ser chamada logo, já que estou sem emprego e não to a fim de voltar a trabalhar em empresa privada, pois estou com uma espécie de síndrome do pânico. Me assusta a ideia de ter que voltar a trabalhar na iniciativa privada depois de tantas experiências ruins.

Eu estou estudando todos os dias, mas sempre que respondo questões, caio em uma pegadinha... Tudo bem que eu aprendo quando caio, mas eu já poderia estar mais esperta para pegadinhas.

To tensa!


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Quanto mais eu estudo, mais rápida fico

Aquela máxima de que quem estuda para concurso, não estuda para passar e sim até passar, faz todo o sentido. Chega uma hora que o conhecimento não tem mais como desviar da sua cabeça e você absorve por "obrigação". Por isso que quando a pessoa não desiste, ela consegue.

Quem acompanha meu blog, pelo menos desde que comecei a estudar para esta prova em específico, sabe que eu comecei estudando uma matéria por dia. Minha proposta era de que quando eu ficasse craque no assunto, começaria outro(s). Não que eu esteja craque, longe disso, mas já comecei a estudar várias por dia. Esta noite, por exemplo, estudei Direito Administrativo, Raciocínio Lógico, Matemática, Atualidades e Direito Penal. E agora eu estou conseguindo absorver o conteúdo de todas as matérias e mais rapidamente. Se antes eu ficava 15 minutos tentando resolver um problema de matemática, hoje resolvo 3 ou 4 nesse tempo. O mesmo acontece com direito penal. No começo eu estava tão lenta, tão lenta, que ficava o dia inteiro estudando. Hoje retomei o direito penal e vi que está mais fácil. Finalmente começaram a entrar coisas na minha cabeça com mais facilidade.

Tem uma história bizarra do Freud em que ele analisa um cara que tem pensamentos com ratos. O caso foi denominado "O homem dos ratos". Os ratos seriam colocados embaixo de um balde que fazia pressão no ânus dele e como não tinham para onde ir, acabavam entrando lá. Tratava-se de um caso de TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Pense agora que o conhecimento é o rato e a nossa cabeça o ânus. Sem ter opção ele acaba entrando. Hahhahahah. Tá, eu sei que a comparação é medonha, mas é legal! :-p

Agora uma coisa eu reparei: Esse tempinho que eu fiquei estudando outros direitos, eu meio que já esqueci penal. Mas nada que uma lidinha não resolva.

Por isso que aquele pessoal que não desiste e estuda sem parar, acaba conseguindo, porque conforme vamos estudando, vamos absorvendo uma quantidade sempre maior e com mais facilidade.

Estou tão ansiosa com essa prova. Por mim seria em março. Se eu soubesse que o concurso ia abrir tão rápido, eu teria continuado estudando desde a prova anterior. É muito para uma prova de escrevente? Talvez, mas não está fácil. Não posso me dar ao luxo de parar para estudar para auditora.





P.s.: Quem tiver interesse sobre o caso do rato, aqui está o vídeo. 


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Encerrando por hoje...

Estou encerrando por hoje, ou melhor, ontem, já que a noite virou faz tempo. São 4h30 da matina e eu dei por encerrada minha noite de estudos. 

Estudei matemática, raciocínio lógico, direito administrativo, língua portuguesa e atualidades. Tá bom para um dia, né?

Eu vou passar! Eu vou passar! Eu vou passar!

Aliás, nessas afirmações que a gente costuma fazer, do tipo "eu vou passar", eu li que a gente não pode fazer isso no futuro. Você não pode mandar a informação para o seu cérebro de algo vai acontecer, você tem que informá-lo de que já aconteceu e tem que agradecer por ter acontecido ou estar acontecendo. Isso não é papo não, é científico. Não sei se vocês sabem, mas eu sou ateia, e não acredito em nada que não possa ser explicado. Neurologicamente falando, se a gente ficar falando/pensando "eu vou, eu vou, eu vou", o seu cérebro entende que isso vai acontecer e fica só na promessa. Quando o seu cérebro entende que isso já aconteceu, ele começa a trabalhar para que isso seja uma realidade. É uma questão de energia. Ai, não sei explicar. Ficou tosca a minha explicação. 

Independente de eu conseguir explicar ou não, o resumo de tudo isso é: Eu já passei! Eu já passei! Eu já passei! Eu já passei! Eu já passei! Eu já passei! Eu já passei! Eu já passei! 


Até amanhã!!!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Retificações no edital: Tempo para a prova aumenta para 5 horas e vagas para 471

Atendendo a choramingos:

A prova terá duração de 5 horas;
Aumentou o número de vagas para 471;
Finalmente alteraram a parte de Normas que estava confusa.





EDITAL DE ABERTURA
(concurso público – escrevente técnico judiciário – 1ª Região Administrativa Judiciária)

RETIFICAÇÃO 


O Desembargador JOSÉ RENATO NALINI, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, RETIFICA o edital  de abertura de concurso público para provimento de 471 (quatrocentos e setenta e um) cargos de ESCREVENTE TÉCNICO  JUDICIÁRIO do Quadro do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, da 1ª Região Administrativa Judiciária, disponibilizado  no DJE de 24/09/2014, para constar as seguintes alterações:

CAPÍTULO V – DA APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA – Item 15

Onde se lê:
15. A duração da prova objetiva será de 04 (quatro) horas. 
15.1. O candidato somente poderá retirar-se do local de aplicação das provas após 2h30min (duas horas e trinta minutos) do seu início, levando somente o material fornecido para a conferência da prova realizada.
15.2. A prova objetiva estará disponibilizada no site www.vunesp.com.br .

Leia-se:
15. A duração da prova objetiva será de 05 (cinco) horas
15.1. O candidato somente poderá retirar-se do local de aplicação das provas após 2h30min (duas horas e trinta minutos) do 
seu início, levando somente o material fornecido para a conferência da prova realizada.
15.2. A prova objetiva estará disponibilizada no site www.vunesp.com.br .


CAPÍTULO VI – DO JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA – Item 3

Onde se lê:
3. Será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver média aritmética final igual ou superior a 5 (cinco)  pontos no conjunto dos 3 (três) blocos, observado o disposto no item 2 deste capítulo.

Leia-se:
3. Será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) pontos no  conjunto dos 3 (três) blocos, observado o disposto no item 2 deste capítulo.


EDITAL DE ABERTURA
(concurso público – escrevente técnico judiciário – 1ª Região Administrativa Judiciária)
Disponibilizado no DJE de 24/9/2014: Anexo II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – BLOCO II – Conhecimentos em Direito: 

Em relação ao item abaixo, para melhor esclarecimento, leia-se:


DIREITO CONSTITUCIONAL: Constituição Federal – com as alterações vigentes até a publicação do Edital: Título II - Capítulos I, II e III; e Título III - Capítulo VII com as Seções I e II; e também o artigo 92.

Em relação ao item abaixo, para melhor esclarecimento, leia-se:


NORMAS DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA (disponíveis no portal do Tribunal de Justiça www.tjsp.jus.br, na área  Institucional / Corregedoria / Normas Judiciais), com as alterações vigentes até a data da publicação do Edital:

Tomo I – Capítulo II: Seção II; 
Tomo I - Capítulo III: Seções I, II, V, VI, VII,
Tomo I – Capítulo III: Seção VIII – subseções I e II,
Tomo I – Capítulo III: Seções IX a XV, XVII a XIX.