sábado, 27 de dezembro de 2014

Professores religiosos

Às vezes alguns professores são muito bons, mas conseguem desanimar os alunos ateus no fim da aula com frases preconceituosas do tipo: "Se você confiar em deus, você vai passar"; "Quem não tem fé em deus não passa"; "Boa sorte, acredite em deus".

Tem um professor, que eu não vou citar o nome, que o site dele é basicamente uma página católica. As aulas parecem mais aulas de catequese. Quando o professor fala uma ou outra vez, ok! Mas o tempo todo? Poxa... Se concurso se ganhasse com oração, nas igrejas nós teríamos auditores, não padres.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Estudar até passar

Olha, minha gente, é bem verdade essa máxima dita pelo William Douglas, de que o concurseiro estuda ATÉ passar, não para passar. Com o tempo as coisas vão caminhando mais fáceis. Direito administrativo e raciocínio lógico (nível hard) estão entrando melhor na minha cabeça.

Estou confiante e esperançosa. Estou mentalizando para não sair da fila, porque se eu tivesse continuado estudando, estaria já num cargo, pois eu comecei há 3 anos, estudei menos de um ano e parei. Se tivesse continuado, estaria estudando sim, mas para um concursão nível auditor.

Nunca saiam da fila!!! Se estiver difícil, deixem o chinelinho igual na imagem abaixo. Kkkkk


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Como eliminar a tensão pós-prova

Você que foi reprovado de cara ou que está na berlinda aguardando o resultado da prova do TJ e já roeu todas suas unhas, fumou todos os cigarros, comeu chocolates e não consegue fazer mais nada além de ficar on line o dia todo em todos os fóruns perguntando a possível nota de corte ou incluindo a sua nota em todos os rankings da web, fique sabendo que eu estava assim nos primeiros três dias pós-prova. É inevitável, porém, cabe a você decidir acabar com isso e mudar o foco da sua vida.

Eu consegui praticamente esquecer o concurso do TJ. Pergunte-me como. Como? Passei a estudar para outro. Se eu fui aprovada neste certame, legal, ótimo, serei nomeada em breve. Se eu não fui, já estou ganhando tempo para o próximo e mesmo se eu tiver sido aprovada no TJ, eu ia, de qualquer forma, começar a estudar para um concurso maior.

Não adianta, meu sonho e meu foco é RF. Vejam o nome do meu blog. Só comecei a estudar para concurso por causa da RF. Então é isso, gente. Foquem no futuro. Não fiquem remoendo algo. Se você está pensando no resultado do TJ, siga a dica da Marta Suplicy: Relaxa e goza. Afinal, não está em suas mãos o resultado. Vamos apenas aguardar e enquanto isso, vamos estudando.

Pirâmide invertida na RF

Eu, sinceramente, não sei por que ainda abre concurso para auditor fiscal da Receita Federal. Nada contra, olhando pelo lado concurseiro, mas sei lá, olhando como contribuinte, pela quantidade de auditores e de analistas, acho que é um despropósito essa pirâmide invertida que a RF vive hoje.

Atualmente são 10.533 auditores e 7.777 analistas. É como se a tribo tivesse mais cacique do que índio. Na oitava região fiscal, que é a que me interessa, pois contempla São Paulo, são 2592 auditores e 2111 analistas. Acredito que muito dessa quantidade absurda de auditores é consequência dos concursos de 1991 e 1997 que contrataram um sem-número de auditores.


Espero que a RF abra um concurso absurdo para contratação de 2756 analistas para repor essa diferença. Ah, e que tire Legislação Tributária e Aduaneira rsrs.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Feliz natal o c... concurseiro não para

24 de dezembro significa que é dia de... ESTUDAR. Se você é concurseiro, no mínimo está fazendo isso agora ou então fez o dia inteiro e está morto em sua cama pronto apenas para dormir.

Eu estudei durante o dia por alguns motivos: 1 - não estou trabalhando;  2 - não ia deixar para estudar à noite, pois já conheço as interferências externas oriundas de festividades. São fogos, risos, conversas, músicas, cheiro do maldito churrasco e a concentração iria para o ralo. Neste momento já me encontro "estudada" e estou indo para a cama descansar.

Feliz estudo para você que é concurseiro!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Trem da alegria para o TJ

- Você sabe o que é um trem da alegria?
- Sei, tiaaa! É um grupinho musical dos anos 80 que cantava músicas como piuí abacaxi.

Pééééé. Resposta errada. Trem da alegria no mundo dos concursos é um trenzinho em que todos sobem. Sobe pai, mãe, filha, eu também sou da família e também quero subir. :-)

O caso mais famoso é o concurso de auditores da Receita Federal de 1991, denominado de AFTrem91, e que na época não usava a denominação de Auditor Fiscal, e sim Auditor do Tesouro Nacional, logo, o caso também é conhecido como AFTN91. As informações que eu encontro são inconsistentes, por vários motivos. Um deles é que o concurso ocorreu em 1991 e o outro é que a ESAF não disponibiliza editais dessa época para eu verificar EXATAMENTE o que aconteceu. Muito se fala que um erro no edital abriu uma brecha para todos os candidatos HABILITADOS entrassem com recurso e fossem aprovados para a segunda fase. Que alegria, né? Pena que nessa época eu ainda estava envolvida com o trem da alegria do piuí abacaxi.

Mas por que você está falando sobre isso, tia?

Olha, eu não quero botar piolho na cabeça de ninguém, para vocês não ficarem coçando à toa, mas a vacância do TJ é enoooorme. É muita gente aposentando e muita, muita gente saindo. Vocês bem sabem que o sujeito é aprovado no TJ e continua estudando para outro concurso. Praticamente os escreventes são temporários por vontade própria. Eu fico pensando nos escreventes mais antigos que toda hora tem que treinar alguém. Tadinhos. O que eu quero insinuar, embora não tenha certeza de nada, é apenas uma especulação, NÃO ME LEVEM À SÉRIO, é que pode ocorrer um trem da alegria totalmente legal e aprovar muitos habilitados. Se vai ocorrer, eu não sei. Mas eu acho muito estranho o TJ convocar somente 1200 escreventes, sendo que a necessidade é muito grande. O que vocês acham?



domingo, 21 de dezembro de 2014

Status: Comendo Direito Administrativo para a RF

Estou voltando a estudar naquele esquema de esgotar matérias uma a uma e só depois estudar várias ao mesmo tempo. A matéria da vez é direito administrativo. Vamo que vamo!!!


Rumo à ESAF!!!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Dificuldades do momento:

Minhas dificuldades do momento:


1 - Achar um bom material para o concurso da Receita, ou melhor, pagar um bom material, porque achar eu já achei no Ponto e no Estratégia, agora, cadê money?

2 - Parar de pensar na nota de corte do TJ. Sério, estou pirando.


sábado, 13 de dezembro de 2014

Síndrome de concurseiro infinito

Nem saiu o resultado do TJ e eu já estou pensando no próximo concurso. Eu pensei que eu ia dar um tempo nos estudos e depois retomar, mas das minhas entranhas está saindo uma vontade de estudar. Acostumei com a rotina e quero continuar.

Qual o meu próximo passo? É o primeiro. Como assim? Lembram que meu foco inicialmente era a RF e eu acabei mudando para o TJ, tanto que o nome do blog é Concurseira da Esaf? Pois bem, é pra lá que eu vou.

Meu foco não é nem esse próximo concurso, mas o posterior. Vou estudar com calma, mas com afinco.

Eu nunca pensei que sentiria tanta vontade de estudar. <3

Quem vem comigo rumo à RF?

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Fase do desespero

Não sei o que é pior, estudar ou esperar pelos resultados. Posso dizer que a minha ansiedade é tão grande que de domingo para cá, eu fiquei o dia inteiro na frente do computador FAZENDO ABSOLUTAMENTE NADA, apenas procurando tentar adivinhar minha nota, minha posição e se eu estava reprovada.

De acordo com o ranking do NEAF, eu estou dentro, mas vai saber. A única vantagem dessa tensão toda é que eu a estou dividindo com todos os candidatos que estão nesta busca também, e assim fica mais fácil esperar e o tempo passa mais rápido.

Posso ver o lado bom de tudo isso: pelo menos tenho possibilidade de aprovação. Não fui reprovada de cara. Ou seja, talvez eu faça parte do TJ (uh uh).

Como diria o Clodovil: - Será que eu chego?


Ranking do NEAF

http://www.neafconcursos.com.br/gabarito-tjsp-escrevente-2014/seleciona-regiao/

Gabarito Oficial da Vunesp (antes dos recursos)

http://www.vunesp.com.br/TJSP1402/TJSP1402_306_022009.pdf

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

GABARITO PROVISÓRIO DO TJ

Se alguém notar algum erro, me avise.


1 - Em que
2 - Os alunos beneficiados têm pouca
3 - Ratifica a ideia
4 - Governamentais
5 - Candidatos convencionais
6 - Conclusão
7 - Ficou encantada
8 - Nula... bastante Semelhante
9 - Representou algo inusitado
10 - Pequeno
11 - Transplantei-o
12 - Beijado pelo vento do mar
13 - Simplicidade
14 - Sou um ignorante
15 - Ganhou uma condição
16 - Um amigo declarou que meu pé de milho era capim. Outro amigo, que era cana. Já viu, leitor, um pé de milho?
17 - A busca pela verdade necessita de proteção
18 - É melhor seguir pleos caminhoa da verdade, distanciando-se da alienação
19 - Se você mantiver nos aminhos da verdade
20 - de que... que... em
21 - A democracia e a livre-iniciativa seriam prerrogativas
22 - Á... as... à
23 - O governo chinês recentemente
24 - deixam... indicam... deixarão
25 - Criação de um banco
26 - O grupo formador surgiu no Iraque
27 - ONU
28 - RJ
29 - 1000
30 - 12
31 - 256
32 - 4800
33 - 68
34 - 1,25
35 - 10%
36 - 400
37 - 2/3
38 - 93
39 - será copiado para a pasta de destino
40 - área de trabalho
41 - 50%
42 - transpor
43 - 1, 2, 3, 4, a, b, c, d, e, f
44 - 11500
45 - viúva... orfã
46 - É A TABELA QUE NÃO TEM NADA MESCLADO
47 - Página inicial
48 - paisagem e retrato
49 - slide mestre
50 - trajetória
51 - E de escurecer
52 - Pontinho B
53 - Não acontece nada nas caixas postais
54 - cookie
55 - 10
56 - Se fiquei nervoso ou não estudei muito, então não passei no exame
57 - É a opção em que bolinha branca e preta estão do lado direto, uma atrás da outra
58 - Todos os técnicos gostam de informática ou existe algum chefe de seção que não sabe que isso acontece
59 - r
60 - Márcia é advogada e Luiz é engenheiro
61 - João é servente ou Robson não é servente
62 -  scães que latem possuem quatro patas
63 - Luiz pertence ao partido dos professores
64 - 870 000
65 - Pratica corrupção passova p funcionário público que solicita...
66 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar
67 - Coação no curso do processo
68 - Dar causa à instauração de investigação policial de processo judicial...
69 - Considera-se funcionário público quem, embora transitoriamente, exerce cargo, emprego ou função publica
70 - Apropriar-se de dinheiro
71 - tiver funcionado como juiz de outra instância
72 - Ainda que ausente ou foragido
73 - Mandado
74 - Sim, a prosão preventiva
75 - Absolvição sumária do acusado
76 - é irrecorrível quando homologada
77 - ter intneresse no julamento da causa em favor de uma das partes
78 - podem as partes, reduzir ou prorrogar dilatório
79 - contra o revel que não tenha patrono
80 - quando o juiz não o determinar de ofício
81 - sem a anuência do recorrido
82 - sociedades
83 - cobrança de diferenças salariais
84 - serão equivalentes às emedas 3/5 em dois turnos
85 - As associações poderão ter suias atividades SUSPENSAS
86 - é vedadda a croação de mais de uma organização
87 - pode acumular os dois cargos de professor, desde que haja compatibilidade
88 - voluntariamente, observada as condições de idade.... cinco anos no cargo efetivo
89 - os tribunais e juízes militares
90 - não deve permitir que a empresa participe.... com o tribunal
91 - o servidor não poderá recusar-se a protocolar
92 - a autprodade que aplicar a pena de suspensão... 50%
93 - ---------------- NÃO SEI -------
94 - a conduta de improbidade... dano ao erário
95 - perda de bens e valores acrescidos.... creditícios
96 - considera joão sujeito à pena de demissão a bem do serviço público
97 - os procedimentos disciplinares e sindicâncias administrativas da corregedoria permanente....
98 - os servidores dos oficios de justiça deverão se adaptar
99 - o escrivão deverá conferir, arrolar e quantificar
100 - os escrivães judciais e os chefes de seção

domingo, 7 de dezembro de 2014

Prova do TJ

Olá!!!

Vamos por partes porque eu estou exausta!!!

Primeiro, não sei por que carga d'água, a Vunesp gosta de mandar o concurseiro atravessar a cidade. Eu fui para o ponto oposto da cidade. Fui de metrô e ônibus e mesmo assim já fiquei cansada de tanta baldeação. Chegando lá, ainda tive que ficar debaixo de sol, mas tudo bem, pois consegui pegar uma sombra depois.

Fui a primeira a chegar à minha sala. Depois a sala não lotou muito. Faltou uma boa parte, acho que mais que os 30% que costumam faltar. Talvez metade. Nunca fiz uma prova com tanta folga física. No último concurso que fiz para escrevente, quase tive trombose de tão apertada que eu estava. Tive a sorte de ficar em um lugar tranquilo. Muitas pessoas reclamaram nas redes sociais de terem que fazer a prova com barulho, com gente gritando na rua, etc. Pelo menos nisso eu tive sorte.

Mas vamos à prova que é o que interessa:

Português: Eu achei muito muito fácil. Espero que eu não tenha errado nada de bobeira.

Matemática: Foi o cão dos infernos, mas conferindo algumas respostas no FB com outros candidatos, acho que acertei mais de 6.

Raciocínio: Fui bem, suponho. Mas posso ter caído em pegadinhas.

Direito: Acho que acertei pelo menos 4 de cada, o que é ruim porque devia ter acertado pelo menos 5, mas eu consegui sacar várias pegadinhas.

Atualidades: Vou saber onde tem ebola? Poxa, eu estudei política internacional, cúpulas, guerras, pacotes econômicos para cair numa pergunta que a resposta é Rio de Janeiro apenas? Pelo menos BRICs e Jihadistas eu acertei.

Informática: Acho que acertei 12 ou 13.

Fui a última a sair da sala. Faltavam duas questões de matemática, sendo que uma eu chutei e acertei e a outra foi chute de Roberto Baggio.

Estou aguardando. Acho que tirei uma média boa, mas não suficiente para aprovação.

:-(

Mais uma reprovação?



quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Um dia no tribunal

Hoje, por uma coincidência do destino, tive que ir até o Fórum João Mendes para resolver questões alheias ao concurso e diferente das outras vezes, eu fiquei observando com mais detalhes o funcionamento de tudo.

Observei com detalhes o trabalho dos escreventes, pude diferenciar o escrevente do escrevente-diretor (ou escrivão). Fiquei observando os advogados no balcão, as solicitações que fazem e como o escrevente o atende. Basicamente o advogado chega no balcão, pede vista ao processo, o escrevente vai no SAJ/PG, verifica onde está o processo e o advogado consulta ali mesmo no balcão. Vi, também, que tem apregoado na porta aquele artigo em que é vedado receber e juntar petições que não tenham sido encaminhadas pelo setor de protocolo. Além disso, as estantes tomam TODO ESPAÇO da parede. Vai até o teto e o teto é alto. E todos os espaços são tomados de processos. Aviso a quem tem rinite: Procure negociar ficar em um local que seja mais aberto ou que não tenha contato direto com processos. Acho que na emissão de certidões cíveis e criminais. Não tenho bem certeza se eles são escreventes, mas se for, acho que é uma possibilidade a ser contemplada, pois, apesar de limpo, é muito papel e acaba ficando aquele cheiro no ar.

Outra coisa que eu observei é que tem um restaurante/cafeteria no sétimo andar que é até interessante, mas tem poucas opções. Tem café expresso, para quem, como eu, é louco por café e não é muito caro. Acho que para comer lá não se gasta mais do que R$ 15,00 no almoço e no café da manhã menos de R$ 10,00.

Quem está vindo de empresa privada vai estranhar um pouco a estrutura. Os móveis são velhos, o piso beeeem feio na parte interna. Aquela pomposidade só é externa mesmo. Onde ficam os escreventes é meia boca. Mas a gente não tá lá pra desfilar, né? Isso é o de menos. Algo me deixou mais tranquila depois de ter ido lá. Não foi muito coincidência eu ter que ir lá três dias antes da prova?

Só digo uma coisa: Quem cair no Fórum João Mendes vai trabalhar pra caramba ao quadrado. Acho até que dá pra emagrecer.