Visitem este tumblr porque ele é incrível:
Um escrevente quando:
segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Como estudar atualidades para a prova de escrevente?
Atualidades é uma matéria que sempre cai na prova de escrevente. É uma loteria, pois você pode se matar de estudar e não cair nada do que você estudou ou simplesmente cair tudo que você estudou, como aconteceu comigo. Sim, eu gabaritei atualidades. E respondi na certeza, não foi chute.
Mas como eu estudei atualidades? Pois bem, abrir um site de notícias é complicado porque são centenas de notícias por dia e se a gente parar para ler tudo, perde-se muito tempo. Na minha humilde opinião, o melhor é estudar através de algum professor, pois eles sabem exatamente o que as bancas costumam cobrar.
Eu estudo atualidades sempre, mesmo para o concurso da Receita Federal que nem cai diretamente, mas acaba caindo indiretamente, pois estando por dentro dos assuntos, fica mais fácil de interpretar um texto em português e em inglês.
Comecei estudando com o professor Orlando Stiebler, mas ele encerrou o programa que ele fazia no youtube e eu migrei para o NEAF, ambos gratuitos. E como eu faço? Eu vejo as notícias, escrevo com minha própria letra um resumo do assunto e faço revisão no dia seguinte. O ideal é fazer com suas próprias palavras, pois te obriga a entender mesmo. Nos dias que antecederam a prova do TJ eu reli tudo que eu tinha escrito nos meses anteriores, mas não foi muito demorado porque eu realmente resumo mesmo.
Há assuntos recorrentes como: Venezuela (leia tudo sobre a Venezuela); Prêmio Nobel; Reuniões como o G20 (o assunto tratado); Doenças da vez como dengue, zika, etc; Coreia do Norte e Rússia são figurinhas carimbadas e, obviamente, o que acontece nos EUA. Atentados terroristas e Estado Islâmico também são assuntos importantes.
Caso você não goste de vídeos, veja-os e anote os tópicos. Em seguida procure as matérias nos sites de notícias. Acredito assim você conseguirá lograr êxito na prova de atualidades.
segunda-feira, 18 de setembro de 2017
Prova de digitação para escrevente do TJ/SP
Ontem (domingo) eu prestei a prova de digitação do TJ. Foi agendada na Faculdade Impacta para 10h30, porém, 09h30 já abriram os portões e nos encaminharam lá para o hall da faculdade. Por isso recomendo chegar uma hora e meia antes. Nós ficamos no hall por mais de meia hora, depois subimos para o primeiro andar e ficamos esperando em uma sala de aula normal sem computadores. Fomos etiquetados (sim, colocaram uma etiqueta em nós) com o número da inscrição, nome e número da máquina que íamos usar. Esperamos mais ou menos meia hora. Como o celular já estava naquele saquinho, não pude ver as horas. Depois em ordem de número de máquina seguimos para o terceiro andar. A sala onde ficavam as máquinas era bem espaçosa, com computadores tipo PC e teclados Dell (pelo menos na minha mesa). A mesa é bem espaçosa mesmo, vc pode colocar o papel onde quiser. Eles disponibilizaram uma régua branca de 20 cm e uma caneta.
Na primeira tela nós colocamos o número da inscrição e aparece uma tela para TESTE. Tem que estar escrito teste e com os seus dados corretos. Caso não esteja, avise ao fiscal. Digitamos por 3 minutos e eu tive curiosidade para ver teclas como ?, [ e ], ^, ~, etc. Verifiquei o alt gr, mas ele é desativado porque não cai texto com caracteres ativados pelo alt gr. Digitei um pouco e não senti diferença do meu teclado para o deles (O que eu usei foi um comprado na Kalunga da marca Multilaser, a mais barata de todas e atendeu bem). Uma coisa que eu não testei foi o mouse. Ouvi histórias de gente que o mouse não estava funcionando direito, dava duplo clique, então recomendo que vcs testem, mas perguntem ao fiscal se pode testar o mouse nessa fase, porque eu acho que pode, mas é bom ter certeza.
Em seguida vem o fiscal e clica para encerrar o teste com um clique. Você não faz nada, não toca em nada porque pode invalidar a prova. Eu fiquei com tanto medo que coloquei os braços junto ao corpo embaixo da mesa. Daí ele ativa a nova tela e te dá uma folha que você NÃO PODE VIRAR AINDA. Quando ele da o sinal, vc começa a digitar. A tela é de um programa específico e não tem relógio. O fiscal disse que não informava quando estivesse faltando minutos, só informaria no final mesmo.
Meu texto foi sobre chuchu. Foi um texto fácil, sem caracteres especiais, sem estrangeirismo. Super fácil. Minha mão tremia, parecia que eu estava naquele programa "Nada além de um minuto" do Silvio Santos (reparem na mão de quem participa). Eu digitei mais devagar, achei que ia ser uma das últimas, mas acho que fui uma das primeiras, porque eu estava conferindo o texto e muita gente ainda estava digitando. O barulho não me incomodou em nada, parecia mesmo um ambiente de trabalho com mais pessoas digitando. Não sei se eu me senti assim porque já fiz curso de datilografia e lá sim o barulho era ensurdecedor.
Após essa fase, você continua não mexendo em nada, o fiscal vem, imprime e traz a folha pra você assinar. Quando vi o impresso, vi dois erros com letras trocadas, mas se foi só isso, tá ótimo. Em seguida começa a formatação. Foi um texto sobre a Times Square, em que você não altera nada do que está escrito, apenas a formatação. Era algo para fazer em um minuto, mas eu fiz em mais para ler paulatinamente - mesmo - as instruções. Era basicamente: Coloque o terceiro parágrafo em negrito, justifique o texto, faça tal recuo, coloque sublinhado, coloque itálico, altere o espaçamento. O mais difícil para quem não é bom em informática é recuo, então é só dar uma estudadinha antes para quem for fazer a próxima prova do dia 24.
Esse texto também é impresso, você assina e pronto. Acabou o inferno! Saí de lá quase 12:00.
Acho que o rapaz que estava do meu lado não conseguiu terminar o texto porque quando deu o final da prova, eu estava conferindo e ele ainda estava digitando. Fiquei com pena porque é uma prova boba, por isso treinem bastante.
segunda-feira, 11 de setembro de 2017
É possível viver com salário de escrevente em São Paulo?
Quem estuda para concurso já deve ter se acostumado com a leva de perguntas que permeia um concurso:
1) Quando sai o edital?
2) Quais são as matérias?
3) Quais os melhores professores?
4) Quando será a prova?
5) Qual será a nota de corte?
6) Quando será que vou ser chamado?
7) Quais os documentos?
8) O exame de saúde reprova?
E a pergunta da vez é: Será que dá para viver com salário de escrevente em São Paulo?
Em primeiro lugar, vamos falar sobre valores. A tabela abaixo mostra a remuneração e o salário líquido. Eu vou considerar que a maioria tem curso superior, porque é isso que eu tenho visto nos fóruns pela internet. Então, o salário líquido girará em torno de R$ 5.424,29 para um mês de 22 dias.
Além de considerar que você tem curso superior, também vou considerar que você vai morar sozinho, pois não sei mensurar muito bem qual o valor gasto numa família, já que moro sozinha há alguns séculos.
Então vamos lá:
Desses R$ 5.424,29, vamos considerar os gastos abaixo. Vejam que ainda sobra bastante. Eu to considerando essa tabela como geral. Sei que todo mundo tem gastos diferentes. Eu, por exemplo, não inclui o que eu gasto com CDs, depilação, limpeza de pele, doação para instituições que cuidam de animais, gastos com Saraiva que eu amo. Tem gente, por exemplo, que vai ter carro e vai pagar gasolina e estacionamento. Tem gente que usa aparelho ortodôntico e vai pagar a mensalidade. Fiz essa tabelinha apenas para mostrar que é PERFEITAMENTE POSSÍVEL morar em São Paulo com salário de escrevente e ainda sobraram 986,00. Então, venham tranquilos. Façam suas malinhas e venham pra cá porque, na minha opinião, é a melhor cidade do Brasil.
Edit em 20/09: Muita gente está falando que é um absurdo eu ter colocado um aluguel de 1900, mas infelizmente esse nem é o preço mais alto. Eu coloquei região central, porque, afinal de contas, o TJ está mais na região central, seja no Fórum João Mendes, seja na Consolação, enfim. É óbvio que se você decidir ir se afastando do centro, vai ficando mais barato e os imóveis vão ficando até maiores. Muitas vezes são até mais bonitinhos/reformados. No centro, às vezes, o apartamento é meio zoado porque o dono do imóvel sabe que a procura é tão grande, que não precisa nem reformar o apartamento para aparecer interessado.
Quem quiser fazer uma busca, clique nesse link: https://www.zapimoveis.com.br/
Assinar:
Postagens (Atom)