A única coisa que você pode fazer se chegar atrasado é sentar e chorar. Você não tem o direito de reclamar e vou te explicar o porquê.
Sabemos que 95% ou mais dos que se inscrevem em concursos não estudam. Todo mundo conhece alguém que já se inscreveu em algum concurso só para ver se passava. Eu, inclusive. Quando isso acontece, o comprometimento é bem menor do que o de um concurseiro que se dedica de verdade. Quem estuda meses ou anos, em alguns casos, chega duas ou três horas antes da prova já prevendo os imprevistos.
Eu selecionei um vídeo que mostra uma legião de pessoas que chegou atrasada uns vinte minutos por conta de uma paralisação de 10/15 minutos no metrô. Mas eu te pergunto: esse atraso foi mesmo de vinte minutos ou as pessoas estavam atrasadas uma hora e vinte minutos? Visto que o ideal é chegar uma hora antes, no mínimo.
Os argumentos foram os mais absurdos possíveis, como achar que devia ter tolerância ou de que foi muita desonestidade da banca por fechar os portões e não ter coração. Me poupe desses argumentos. Alguém que tem intenção de ser servidor e não sabe que o primeiro passo é ler o edital e RESPEITÁ-LO à risca, não merece uma aprovação. Alguém que não segue horários, não pode ser servidor, pois a população não pode ficar à disposição da agenda do servidor.
E o pior de tudo isso: o vandalismo. Quer dizer, se não fizerem a sua vontade, você vai sair quebrando tudo?