quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Mudando de objetivo

Quem me acompanha sabe que estudo desde sempre com foco em ser analista da Receita Federal, porém, até agora não consegui realizar meu objetivo. O motivo principal, e extremamente óbvio, é que ainda não teve concurso desde que comecei a estudar. O último foi em 2012 e, desde então, só vejo adiamentos. O segundo motivo é que eu não consigo aprender contabilidade. Não consigo mesmo, nem com todo esforço do mundo, nem tentando com vários cursos pagos ou gratuitos, nem repetindo e revisando a matéria inúmeras vezes. O terceiro motivo é que estou desmotivada pelo conteúdo fiscal. No começo eu achava o máximo, meus olhos brilhavam quando eu via uma ação da Receita Federal em algum aeroporto ou nas ruas de comércio popular. Aprendi bastante sobre direito tributário que, definitivamente, é bem mais fácil que contabilidade e me deitei sobre legislação tributária também. Mas começou a perder a graça, principalmente depois que fui aprovada no TJ e agora meus olhos brilham para tribunais.

De modo que, meu foco agora são os tribunais. Estou estudando com afinco, pois não quero mais ser excedente ou ficar na fila de espera, já que as nomeações demoram muito para quem não passa entre os 100, por exemplo. E tribunal, no caso, só chama muita gente para técnico. Então, se eu quiser ser analista, tenho que focar o primeiro lugar e estudar para ser primeiro. Senão fica aquele negócio de quinta série, quando somos adolescentes desinteressados e nosso único foco é tirar C para passar de ano. Tenho que focar na destruição do edital. Vejo tanta gente postando sobre sua rotina no Instagram (claro que muita gente mente, inventa ou aumenta, mas temos que ter capacidade para perceber quem é de verdade), mostrando que trabalha, estuda, cuida da casa, dos filhos e consegue manter uma rotina de estudos ferrenha, então por que eu não me esforço mais? Eu fico em casa o dia todo, não por vontade, mas por desemprego mesmo (esse é o motivo maior pelo qual decidi prestar concurso), então tenho obrigação de me esforçar. Tenho que aprender a ver que eu tenho em mãos um presente maravilhoso: o tempo.

Então eu vou abandonar totalmente a Receita? Não. Continuo estudando, porque quando rolar o concurso, eu vou fazer a prova sim, mas meu foco agora vai ser estudar uma aula por dia da RF e o resto tudo de tribunal. Comprei curso novo e estou focando. E você quer saber de uma coisa? É muito bom mudar. Matéria nova dá aquele gás na rotina de estudos. E você, já mudou de objetivo? Como foi?