Gente do céu! Voltei!
Não sei se vocês estão acompanhando a via-crucis que virou o concurso do TJ 2017. Embora já estejamos em 2020, brasileiros aguardam na fila a tão sonhada nomeação. E, como tudo acontece comigo, estou lá na fila. Só não criei barba porque sou mulher, mas se fosse homem, estaria como aquela música do Titãs "minha barba estava deste tamanho".
Para que não sabe, o concurso tinha validade de um ano. Foi prorrogado por mais um ano e essa prorrogação chegou ao fim. Choramos lágrimas e mais lágrimas e, para nossa surpresa, veio mais uma prorrogação. O que é inconstitucional, mas amparado pelo princípio da eficiência, já que seria muito mais barato para a Administração nomear os que estão na fila do que fazer um novo concurso.
Diante dessa situação, há a torcida contra os aprovados que está sentada no argumento da inconstitucionalidade e há a torcida a favor que quer ser nomeada, afinal, o TJ sempre zerou toda a lista. Tudo isso criam inúmeras discussões intermináveis, mas, na minha humilde opinião, vou dizer porque não é tão inteligente os concurseiros que estão aguardando um novo concurso torcerem contra o pessoal da fila:
1) Estamos bem preparados. Muitos que ainda não foram nomeados continuaram estudando e estão afiados para um novo concurso. Se não pegarmos essa vaga do concurso de 2017, é quase certeza que pegaremos a vaga do próximo concurso. Então a concorrência estará acirrada. Eu falo isso por mim, que depois de uma longa temporada trabalhando na iniciativa privada (de novo) caí de cabeça nos estudos e agora tudo parece mais clean ainda. Imagina se essa turma que está na fila ocupar todas as vagas do próximo concurso? Aí quem está torcendo contra vai ter que pegar o outro ainda. É certeza de todo mundo que passou no de 2017 passar no próximo? Não, mas a possibilidade é grande;
2) Se essa prorrogação não cair, teremos aí uma jurisprudência forte para pleitearmos prorrogação em outros concursos, pois o TJ tem um dos maiores concursos do país. Seria uma referência de peso.
Sei que é chato esperar, eu que o diga, mas vamos ficar unidos. Todos temos os mesmos interesses e um jogando contra o outro somente nos enfraquece.