Conhecem a Lei 9.099? E a Lei 12.153? E a Lei 8.429? E a Lei de Murphy? Pois é, por mais que eu prefira as outras três, esta última é a que mais me acompanha. Eu estava estudando, quando de repente, a uma da manhã, faltou luz. Quando falta luz durante o dia, é só pegar alguns impressos e começar a ler, mas à noite, é dose.
Para começar, meu notebook está mais velho que meu Aquaplay (mentira, eu não tenho Aquaplay) e a bateria não dura mais de 15 minutos. Ou seja, dependo da tomada. Depois, a minha lanterna não dura tanto tempo assim. Ela é daquelas que tem a própria bateria e é recarregada na tomada. Então, dura pouco mais de uma hora.
Considerando as limitações acima postadas, peguei a lanterna, um material de direito processual civil, que eu já havia imprimido*, e estudei por uma hora, que foi o tempo que a lanterna permitiu. O lado positivo é que hoje eu comecei cedo e já havia estudado matemática, português e atualidades.
Não é a primeira vez que falta luz quando eu estou no pique para estudar. Parece que o universo está conspirando contra :-(
*Quando fui escrever "havia impresso", fiquei na dúvida sobre e fui pesquisar o correto. Segundo o gramático Luiz Antônio Sacconi, podemos usar os seguintes termos empregados na voz ativa e na passiva. Quando na voz ativa usa-se o particípio longo (imprimido). Quando na voz passiva, usa-se o particípio curto (impresso).
Voz ativa
Ele já havia imprimido o documento. Certo
Ele já havia impresso o documento. Errado
Ele já tinha imprimido o documento. Certo
Ele já tinha impresso o documento. Errado
Voz passiva
O documento foi imprimido por ele. Errado
O documento foi impresso por ele. Certo
O documento já estava imprimido. Errado
O documento já estava impresso. Certo
Nenhum comentário:
Postar um comentário