Quem acessa grupos de concurseiros nas redes sociais, sabe que é possível ouvir de tudo um pouco. Quase sempre são coisas absurdas. Sobre o concurso do TJ, por conta da impugnação do edital, as informações se misturam um pouco.
Inicialmente, a Juíza responsável por se manifestar a respeito do concurso disse que a prova e a convocação seria feita até o final de 2014. Como você já deve saber, o concurso consiste em duas provas: a escrita e a prova prática de digitação. Há um intervalo entre elas, que é de aproximadamente 3 meses. Ou seja, o concurso anterior demorou entre a divulgação do edital e a prova prática, aproximadamente 6 meses, fora a espera pela convocação. Por mais que a juíza tenha dito, inicialmente, que todo o processo seria feito rapidamente, é apenas expectativa deles. Eles querem e precisam dessa celeridade, pois, como vocês sabem, muitos dos aprovados neste concurso, acaba não assumindo ou assume por pouco tempo e sai, já que ele é considerado como um concurso que as pessoas usam para passar em outros.
Contanto, houve a impugnação e ainda tem gente contando com essa data. Alguns imaginam que a nomeação será ainda em dezembro e que só haverá um mês entre o edital e a prova. Acho improvável, pois o TJ necessita de escreventes, e não há razão nenhuma em prejudicar candidatos. Na prova anterior, eram para ser 1800 candidatos aprovados na capital na prova prática, porém foram só 1500, fora os que não assumiram. Ou seja, já no concurso anterior, o TJ entrou com uma quantidade de escreventes aquém do necessário. Por isso o concurso não foi prorrogado, pela necessidade de novas contratações.
Além disso, existe um decreto que só serve para concursos federais, mas que versa sobre a realidade em todas as esferas (pois eu nunca vi concurso com menos de 60 dias), estabelecendo o tempo mínimo:
DECRETO Nº 6.944, DE 21 DE AGOSTO DE 2009
Art. 18. O edital do concurso público será:
I - publicado integralmente no Diário Oficial da União, com antecedência mínima de sessenta dias da realização da primeira prova
Podemos ter uma surpresa e o edital dar um prazo de apenas um mês? Sim. É provável que aconteça? Não. Seria muito bizarro. O que eu penso a respeito? Que a prova cairá dia 14 de dezembro de 2014. A prova prática em março. E os primeiros aprovados em maio, sendo que o TJ chama de 100 em 100.
Nenhum comentário:
Postar um comentário