sexta-feira, 25 de julho de 2014

Os concurseiros que tentam aterrorizar


Quando se pensa em prestar uma concurso e se é iniciante (do zero, mesmo) uma das primeiras coisas a fazer é sair perguntando a dificuldade do concurso para concurseiros on line. Aí que mora o perigo.

Basicamente, são divididos em duas partes: Os que te assustam e os que te relaxam demais.

Exemplo dos que assustam:
- Quanto tempo preciso estudar para essa prova? Será que tenho chance?
- Cinco anos, 16 horas por dia, sem tomar banho todos os dias. Peça demissão também, senão você não vai conseguir.

Exemplo dos que relaxam:
- Quanto tempo preciso estudar para essa prova? Será que tenho chance?
- Dois meses, duas horas por dia. É facinho, facinho.

A gente sabe que não é bem assim. Depende muito do concurso. O primeiro exemplo tem maior aplicabilidade em concursos de nível superior como Analista ou Auditor e, também, pode ser muito relativo. Eu conheço analistas que estudaram 6 meses ou um ano nesse esquema de abrir mão de tudo e passaram, como também sei de concurseiros que ficaram anos estudando para o mesmo cargo, porém, não necessariamente pela dificuldade, mas por ter demorado para sair o concurso ou porque ficou por um ponto e teve que continuar estudando ou por outras variáveis.

Agora quando falamos de um concurso de nível médio, é importante ter dedicação, mas não precisa tanta. Às vezes vejo gente perguntando nos fóruns sobre concurso do TJ e alguns botam medo nas pessoas para que elas desistam do certame. Não sei o que ganham com isso, pois eliminar um concorrente, não vai eliminar todos os outros.

E a outra forma de tentar desmotivar o candidato é falando inverdades como "estudei uma hora por dia, por dois meses". É possível? É! Mas não é tão viável.

O importante é o candidato perceber se está absorvendo o conteúdo ou não. A melhor forma de testar isso é respondendo questões. Não se deixem derrubar por falácias. Existem "regras", mas elas podem e devem ser adaptadas. Ninguém precisa estudar exatamente igual. Façam como o Nhonho no desenho do Chaves e diga "Não escuto, não sou mico, meu ouvido não é penico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário