terça-feira, 19 de agosto de 2014

Quatro horas por dia é pouco ou muito?

Uma vez, conversando com um amigo meu, que já é concursado, sobre minha intenção de entrar nessa vida de concursos, ele me disse que eu deveria estudar cerca de cinco horas por dia. Eu ri na cara dele e ainda justifiquei que meu interesse era um cargo de nível médio, não um cargo federal de nível superior. Ele disse que era isso mesmo, a estimativa era para um cargo de nível médio mesmo.

Agora, com um pouco de experiência em concurso, vejo que ele não distorceu a realidade não. Veja bem, em uma hora, por exemplo, é possível resolver cerca de 7 a 10 exercícios de matemática apenas - considerando que se está aprendendo - ou resolver umas 4 provas de português. Até aí já foram duas horas. Também é possível ver duas aulas de direito ou ler alguns artigos. Acrescentando a esse estudo uma hora de atualidades e uma hora de informática ou outra matéria de direito. Pronto. Já foram 5 horas. Pensa só: na faculdade ou na escola, a gente estudava mais ou menos essa carga horária e chegava numa prova babaca e ainda errava (hehehe). Então não é tão absurda essa carga horária.

O William Douglas tem um vídeo em que ele fala sobre exatamente 4 horas de estudo. Ele abre o vídeo falando que não é muito nem pouco e que o ideal seria estudar mais um pouco. Eu gostaria de estudar mais. Há pouco tempo eu mudei um pouco a minha forma de estudo, pois eu pegava uma matéria e dissecava. Agora que estudei o suficiente para clarear, posso estudar várias por dia sem fazer confusão. Então estou dividindo o meu tempo. Mas mesmo assim, não consigo passar muito disso. Parece que minha cabeça desliga.

Chego à conclusão que 4/5 horas de estudo é pouco, mas sendo de qualidade é o que importa. Agora, por exemplo, não estou com a menor vontade de estudar. Se começar a estudar neste momento, não vou assimilar absolutamente nada. Então é melhor ficar com a carga horária menor mesmo. :-(

2 comentários:

  1. Oi concurseira! Vi seu post sobre o processo civil (que você errou umas questões) e esse aqui das horas. Sobre esse aqui das horas, um sujeito passou em analista da CGU em 32° nas objetivas com 4 horas diárias. Há outros relatos no mesmo sentido, não se preocupe com isso! Leia esse e outros naquela seção do fórum concurseiros "como fui aprovado" e veja que esse tempo por dia é suficiente.

    Eu passei pra escrevente em 2012 estudando de 3 a 4 horas por dia.

    Sobre o processo civil, não se desanime em errar muito porque, no final das contas, Direito (a matéria inteira) vale só 33% da prova, sem contar que as normas da corregedoria são as que mais valem nesse bloco. O duro é ir mal em matemática, informática e atualidades. Esse bloco tem que ser quase gabaritado. O resto dá pra se virar bem nos 70/80 por cento.

    Bons estudos!!! Ps: cheguei aqui procurando por particípios hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!!!

      Mas eu to aumentando a carga, porque quero gabaritar entre, pelo menos, 300 primeiros para começar logo. É lógico que se eu passar em 1500º, vou adorar, mas não custa nada ajudar.

      Eu to estudando matemática e atualidades todos os dias, pois tenho consciência da importância. Mas nem me atentei sobre normas. Valeu pela dica. Vou focar bem em normas, pois como é menos matéria, dá para gabaritar as 7.

      Parabéns pela sua aprovação. Já está estudando para outros?

      Excluir