Vocês sabem que é humanamente impossível cumprir um edital se não houver prévia preparação, não é? De preferência longos meses antes. Cumprir o edital de escrevente do TJ não é tão difícil assim, mas é trabalhoso e exige muito tempo. Algumas aulas são demoradas e se uma pessoa tivesse que estudar todas as matérias do zero, acho que demoraria um ano e meio. Principalmente se tiver que estudar Português, pois eu considero uma matéria muito complexa. A vantagem é que eu já manjo dos paranauê e só fiquei respondendo questões. Isso já me garantiu alguns meses de vantagem. Tem gente que não gosta de Português, eu gosto.
Outra matéria que eu não estou estudando por aula é Direito Constitucional. Por que eu sou gênio? Não, porque tive um professor gênio. Para quem não sabe, eu comecei estudando para outro concurso em 2012. Fui reprovada. Sentei e chorei. Nesse momento saí da fila dos concursos, se tivesse continuado, pelo menos agora em 2014 eu poderia ter assumido algo. Mas não adianta chorar pela água da Cantareira que não existe mais. Naquela época eu estudei com um professor chamado Sylvio Motta, salvo engano, ele ainda dá aula no EVP. Minha primeira impressão foi que ele era muito lento. Não é do tipo animado, que motiva os alunos com piadas, com choque, com músicas, com gritos, etc. Ele fala pausadamente, mostrando exemplos e com um linguajar diferenciado. Eu diria que ele fala de maneira excessivamente culta. Uma maneira bonita, cheia de floreios. Inclusive eu passei a anotar algumas palavras para incluir no meu vocabulário. Confesso que meu vocabulário continua chulo. Eu não gostei inicialmente, mas continuei as aulas e me apaixonei. Ele torna o Direito Constitucional mais fácil ainda. E o que eu percebi é que todo conhecimento que aprendi com ele ficou engendrado no meu cérebro, tanto que eu só reli Constitucional e lembrei de todos os exemplos que ele me deu.
Moral da história: Aula boa te dá conhecimento temporariamente para uma prova e aula ótima te dá conhecimento eterno.
(Filosofei haha)
P.s.: Não estou fazendo propaganda do EVP, até porque estudo pelo Canal de Concursos, pelo NEAF, etc, etc e etc.
Também gosto do professor Sylvio Motta, comecei estudar direito pela aulas dele lá no EVP. O verbo corroborar aprendi com ele. :-)
ResponderExcluirBons estudos!
Ele é peculiar, né? Sinto que esse tipo de professor está entrando em extinção. Ele é muito sério, com uma imagem imponente... Parece aqueles professores de antigamente. E o português dele... Ah o português...
ExcluirEstou estudando agora em 2019 no EVP a disciplina Direito Constitucional com o professor Sylvio Motta e concordo com as considerações neste blog. Ratifico: profissional sério que aprofunda os temas, estudo aos poucos e realmente muda nosso raciocínio sobre o Direito.
ResponderExcluirVc nao achou as aulas do silvio mota desatualizadas?
Excluir